Por que a Tocha é o Símbolo dos Jogos Olímpicos?

Por que a Tocha é o Símbolo dos Jogos Olímpicos?

A chama deve ser acesa com luz solar por meio da skaphia, uma espelho côncavo que atrai os raios do sol em um só ponto.

A cada quatro anos, o mundo inteiro se junta e volta sua atenção para uma determinada cidade. Os Jogos Olímpicos são, sem sombra de dúvida, o maior evento esportivo de todo o planeta.


A sua importância é representada por meio de diversos símbolos, que trazem os ideais propostos pela competição, como os anéis, o mascote, o slogan e, principalmente, a tocha. Esta última, aliás, é o mais antigo símbolo das Olimpíadas e representa todo o sentimento de paz, união e amizade pregado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Segundo a história, o fogo sagrado era considerado um elemento purificador e, por isso, utilizado pelos gregos em frente aos seus principais templos. Com um significado ancestral, a Tocha Olímpica foi acesa, pela primeira vez, nos Jogos Olímpicos de 1928, em Amsterdã.

A chama deve ser acesa com luz solar por meio da skaphia, uma espelho côncavo que atrai os raios do sol em um só ponto. Com essa combustão, o fogo se acende e a tocha é, enfim, levada para as diversas cidades de seu trajeto. Realizada meses antes do início dos jogos, essa tradição acontece sempre em frente ao Templo de Hera e deve ser realizada por, aproximadamente, onze mulheres caracterizadas como sacerdotisas.

Percurso


A tocha é utilizada para passar o fogo de um condutor para o outro durante o revezamento. Esse percurso da Tocha Olímpica foi introduzido nos Jogos Olímpicos de Berlim, que aconteceram em 1936.

O revezamento deve terminar sempre um dia antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. Outra tradição que jamais foi quebrada está relacionada à identidade da última pessoa a levar a tocha. Apesar das diversas especulações, ninguém sabe quem será o responsável pela ação até o último momento, mesmo que geralmente seja uma celebridade esportiva do país anfitrião.

Depois de acesa a pira, na cerimônia de abertura, o Fogo Olímpico queima até ser apagado na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário