Como a Didática e a Comunicação Completam o Professor

Desde o início da civilização, a comunicação sempre foi um fator primordial para a evolução dos povos e seu desenvolvimento.
É por meio da comunicação que podemos transmitir e receber mensagens, que podemos interagir na sociedade, oferecendo o nosso ponto de vista sobre qualquer assunto, proporcionando, assim, maior interação entre as pessoas e o mundo como um todo.
Dentro da sala de aula não poderia ser diferente. A comunicação entre o professor e o aluno associada a uma boa didática de ensino, devem “andar de mãos dadas”, para que o conteúdo seja melhor assimilado pelo aluno.


A arte de ensinar


didática é conhecida como a arte de ensinar, permitindo que o aluno aprenda determinado conteúdo de acordo com o que o professor expõe em sala de aula.
Apesar de parecer controverso há professores que são verdadeiros mestres da comunicação, entretanto, não possuem didática para lecionar e o contrário também pode acontecer. O professor possui excelente domínio da arte de ensinar, possui uma didática impecável, entretanto não consegue se comunicar de maneira convincente, como por exemplo, falar baixo durante a aula.
Dominar o conteúdo a ser lecionado, diferente do que muitos pensam, não é suficiente para que haja um bom desempenho de um professor em sala de aula. Desenvolver as técnicas de comunicação e socialização são fundamentais para uma melhor relação aluno e professor.
Para que haja uma perfeita harmonia entre a didática de ensino e a comunicação dentro da sala de aula é interessante que o professor busque treinamentos e cursos que ensinam, por exemplo, como falar em público. Claro que isso é uma sugestão para uma das diversas questões relacionadas a problemas de comunicação.
O mesmo deve ser considerado se o professor sente que a sua didática em sala de aula não está sendo realmente efetiva, afinal buscar novos recursos e meios de lecionar não é errado e não deve ser vítima de preconceitos, uma vez que o aprimoramento leva a perfeição.
Assim como há cursos que ajudam na comunicação, também há cursos e treinamentos, ou até mesmo dicas na internet, que ajudam na didática de ensino. Fazer uma busca atrás desses materiais é o primeiro passo para permitir que o professor melhore sua comunicação e didática dentro da sala de aula.

Curso de comunicação e didática para professores


Realizando uma pesquisa simples na internet, encontramos 5 cursos de comunicação e didática para professores. Veja:
1. O Guia de Orientações Metodológicas Gerais, disponibilizado pelo MEC, traz relatos e dicas de professores experientes e que dominam muito bem a arte de lecionar. O livro aborda diversos assuntos, como por exemplo, ferramentas metodológicas de ensino;]

2. Cursos oferecidos pela USP sobre Epistemiologia e Didática;

3. A UNIFOR oferece curso de formação sobre Planejamento Didático, vale a pena conferir e se matricular;

O Centro de Línguas da USP oferece curso de Formação Didática para Professores de Língua Estrangeira;

IBMEC oferece curso de extensão de Técnicas de Comunicação e Oratória.

O que você acha de se especializar em didática e comunicação para o ensino?

Tags :

Nenhum comentário:

Postar um comentário