Rússia oferece 15 mil bolsas para estudantes estrangeiros

Rússia oferece 15 mil bolsas para estudantes estrangeiros

Já pensou em estudar em um país bem diferente como, por exemplo, a Rússia? Se você achou uma boa ideia, este pode ser seu momento. A Rússia está oferecendo 15 mil bolsas de estudo para estrangeiros.


Pessoas do mundo todo que queiram ingressar em universidades russas podem se planejar para o processo seletivo de bolsas referente ao ano letivo de 2017 /2018, com início das aulas em setembro.

Além dos cursos de graduação (bacharelado e licenciatura), as 15 mil bolsas anuais disponibilizadas pelo Ministério da Educação também abrangem cursos de mestrado e doutorado. Por meio do programa, os candidatos podem ter acesso a qualquer universidade do país.

Bolsas de estudos na Rússia

Confira algumas etapas para conseguir uma bolsa de estudos na Rússia:

Este ano, a Agência Federal de Assuntos da CEI, Compatriotas no Exterior e Cooperação Internacional Humanitária (Rossotrudnitchestvo, na sigla em russo), responsável pela recepção e distribuição das requisições, simplificou o procedimento a ser seguido para se candidatar a estudos na Rússia. 

O primeiro passo é se cadastrar no site Study in Russia (em inglês).

Em seguida, é preciso redigir uma carta de motivação e preencher um formulário com informações sobre formação, realizações pessoais e área de estudo desejada. O formulário preenchido deverá integrar a lista geral de documentos listados para seu país.

Atualmente, a seleção dos candidatos é realizada pelas representações da agência Rossotrudnitchestvo distribuídas em diversos países do mundo e pelo Ministério da Educação russo. Os candidatos selecionados serão contatados para entrevista ou teste.

No caso de aprovação no teste, o candidato deve enviar as requisições diretamente para seis universidades de sua escolha. Se o pedido for indeferido por todas, o Ministério da Educação russo se compromete a oferecer opções de estudo em outras universidades.

Quando a universidade confirmar a matrícula – o que geralmente só acontece em julho – já pode começar a acertar os detalhes para a viagem à Rússia.

Agora que você já sabe tudo o que preciso para estudar na Rússia – e com bolsa de estudos, mãos à obra!

Boa sorte!

Tags :

Nenhum comentário:

Postar um comentário