5 Dicas Para Aulas Dinâmicas de Filosofia

5 Dicas Para Aulas Dinâmicas de Filosofia

A filosofia é uma disciplina que, a despeito do que possa pregar o senso comum, é uma das mais importantes em âmbito escolar. Isso deve ser levado em consideração principalmente porque ela se trata sobre aqueles que estão aprendendo a ver o mundo, tal como os alunos de ensino fundamental e médio.

Leia também: Didática Geral


Conceitos das aulas de filosofia


As aulas de filosofia para crianças e adolescentes se devem voltar para colocá-los em contato com o mundo da filosofia, de fazer brotar a semente de suas habilidades críticas e desenvolvê-las. É preciso dar-lhes mais do que uma visão geral da filosofia, de uma perspectiva quase Rankeana, dado os focos nas datas e nos atores principais. É preciso fazer-lhes pensar e refletir o mundo em conjunto com as perspectivas que algumas obras possam apresentar.

Livros sobre filosofia


A inocência e a admiração com que as crianças observam o mundo fazem com que a reflexão seja mais simples, mesmo que certeira e de fácil assimilação. Alguns especialistas recomendam os seguintes livros para crianças:

Rebeca (Ronald Reed);

Issao e Guga (Matthew Lipman);

Pimpa (Matthew Lipman);

A descoberta de Ari dos Telles (Matthew Lipman).

Aos alunos adolescentes podem ser dados os livros com mais tradição na filosofia. Alguns especialistas recomendam o uso dos seguintes livros:

O Banquete (Platão);

A República (Platão);

Discurso sobre a origem da desigualdade (Rousseau);

As meditações (Descartes);

Além do bem e do mal (Nietzche);

O que é o Esclarecimento? (Kant).

Dado a situação instável do país, pode ser de grande utilidade que os professores de filosofia introduzam seus alunos aos conceitos de ciência política.



Dicas para aulas mais dinâmicas de filosofia:


1. É preciso investigar o que atrai o seu aluno. A imagem de professor e de disciplina chata precisa ser desconstruída. Descobrir o que seu aluno gosta faz com que você consiga a sua atenção, você precisa incorporar isso à sua aula.

2. Crie uma relação de proximidade com o aluno. A hierarquia aluno – professor talvez seja importante no que tange a manter uma certa ordem dentro das aulas, mas o professor não deve ser visto como um ser inatingível e inalcançável. Com uma relação de proximidade com o aluno, ele se abrirá para o que você está dizendo e para as outras maneiras de você explicitar o seu discurso.

3. Conecte apropriadamente o conteúdo de leitura com outras informações. A filosofia é uma disciplina que demanda leituras intrínsecas. A leitura é uma atividade que demanda muito mais foco do que dinâmica. Assim sendo, você precisa fazer com que as leituras sejam mais dinâmicas, sem que o aluno deixe de absorver o conteúdo.

4. Fomente debates. Traga assuntos que estão em alta, que estão sendo discutidos nas mídias e nas redes sociais e faça paralelos com os seus textos. Explique como o que foi dito em séculos anteriores ainda pode ser atual e aplicado na contemporaneidade sem anacronismos.

5. Crie grupos de estudo, principalmente os adolescentes, que podem, facilmente, terem ideias e pensar. Nesse ano, estudantes secundaristas mostraram engajamento com causas sociais que lhe eram importantes. Quando as conversas estão horizontais, atraem maiores interesses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário