Como convencer alguém de forma efetiva

Como convencer alguém de forma efetiva

Em Atenas, numa das primeiras formas de democracia da História, o poder era exercido em praças publicas, reuniões nas quais participava todo e qualquer cidadão. A decisão era votada por todos, mas quando apresentada uma questão ao publico, aquele que a defendia, tinha de convencer o público da melhor forma possível, ou seu interesse não teria aderência.


Dessa forma, o poder estava na mão de quem falava bem. E para isso, os mais interessados em exercer o poder eram os que mais investiam em eloquência e retórica. 

Aristóteles foi quem identificou três formas interessantes pelas quais os homens tentam convencer uns aos outros. São formas que utilizamos hoje de forma inconsciente, mas que usamos sem técnica. 

Abaixo vem as descrições. Se você quer saber como convencer alguém de forma eficiente, identifique quais argumentos a pessoa mais usa, o que é mais importante no argumento dela, e então use o mesmo caminho

Logos - Lógica 

Lógica é uma espécie de caminho de liga-pontos que leva uma pessoa a um raciocínio que faça sentido, seguindo causa e efeito. Esse é um dos mais perigosos, por basta que sintamos que a idéia faz sentido, para que acreditemos, sem chegar a meditar se todos os pontos da explicação são verdadeiros.

Pathos - Sentimento/emoção 

Algumas pessoas levam mais em consideração o impacto emocional de uma ação do que a ideia por trás daquilo, ou a intenção. Em casos assim, é muito mais eficaz falar de como se sente, ou das causas emocionais de sua opinião  para convencer a pessoa, até mesmo das sensações que a ideia pode proporcionar a ela

Ethos - equivalente a autoridade.

Não basta estar certo, fazer sentido, ou causar uma boa sensação, mas é necessário saber se pessoa que fala tem autoridade para dizer. Para pessoas que pensam assim, é preciso vir com embasamento teórico, com fontes confiáveis a serem conferidas, no caso da internet, hiperlinks diretos.


Agora você quer saber quando usar esses argumentos? Ouça o seu interlocutor antes de tentar convencê-lo. Deixe que explique algo, analise seus critérios, e tente usar os mesmos caminhos, na hora de argumentar.

Tags :

Nenhum comentário:

Postar um comentário