Qual a forma correta, Mau humor ou Mal humor?

Qual a forma correta, Mau humor ou Mal humor?

Como se escreve Mau humor ou Mal humor?

É muito comum esse tipo de erro, quando trocamos o L pelo U. Aqui já falamos sobre a diferença que existem nessas duas palavras MAL e MAU. Caso você queira rever, clique aqui. A forma correta de escrita neste caso é mau humor e vamos explicar os motivos.


Mau humor


O adjetivo mau é antônimo de bom, ou seja, bom humor e mau humor. Não devemos usar o advérbio mal porque mal é antônimo de bem e não é correto dizer bem humor. Além disso, não devemos usar o hífen porque não há composição por justaposição. As palavras mau e humor continuam autônomas, com seu significado total, não justificando que formem uma terceira palavra hifenizada.

Assim, temos apenas o adjetivo mau qualificando o substantivo humor. Podemos mudar tanto o adjetivo quanto o substantivo por sinônimos e manter a essência da frase.

Sempre que quisermos referir a má disposição de alguém devemos utilizar as palavras mau humor, que são sinônimas de irritação, neurastenia, nervosismo, agastamento, zanga, ranzinzice, aborrecimento, irascibilidade, entre outras.

Exemplos:

- Ela está sempre com mau humor!

- Hoje você está muito de mau humor.

- Não chega perto! Estou de mau humor!


Não fica com mau humor, deixe aqui seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário