O que é Locução Adverbial

O que é Locução Adverbial

Nessa aula vamos aprender um pouco sobre a locução adverbial.

Advérbio é a palavra que indica as circunstâncias em que se dá a ação verbal.

Leia também: Adverbial Clauses in Cross-Linguistic Perspective (Trends in Linguistics. Studies and Monographs [TiLSM] Book 289) (English Edition)


Apesar disso, os advérbios de intensidade também podem acompanhar, além dos verbos, substantivos, adjetivos e outros advérbios.

O conjunto de duas ou mais palavras que têm valor de advérbio denomina-se LOCUÇÃO ADVERBIAL.

Os advérbios e as locuções adverbiais são classificados de acordo com o seu valor semântico, isto é, com o sentido que apresentam ou a circunstância que indicam.

Alguns dos valores semânticos são: tempo, lugar, modo, dúvida, afirmação e negação. Além de ter esses valores semânticos, as locuções adverbiais podem indicar ainda outras circunstâncias como: assunto, companhia, fim etc.

Exemplos:

Concessão: Apesar da proibição, o menino foi ao jogo de futebol.

Condição: Em caso de autorização, você sairá da escola.

Conformidade: Fez o edifício de acordo com o projeto.

Negação: De maneira alguma ele será punido.

Lugar: Encontramos o dinheiro embaixo da cama.

Tempo: Terminamos o trabalho à noite.

Agora veja algumas Locuções Adverbiais mais utilizadas

Tempo: à noite; à tarde; às vezes; de dia; de manhã; de noite; de quando em quando; de vez em quando; de tempos a tempos; em breve; por vezes;

Lugar: à direita; à esquerda; à distância; ao lado; ao largo; de cima; de dentro; de fora; de longe; de perto; em baixo; em cima; para dentro; para onde; por ali; por aqui; por dentro; por fora; por perto;

Modo: a custo; à pressa; à toa; à vontade; às avessas; às claras; às direitas; às escuras; ao acaso; a torto e a direito; ao contrário; a sós; de bom grado; de cor; de má vontade; em geral; em silêncio; em vão;

Afirmação: com certeza; com efeito; de fato; na verdade; sem dúvida;

Negação: de forma alguma; de maneira nenhuma; de modo algum.


Referências:

CEREJA, William Roberto. Português: Linguagens: volume 2: ensino médio / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. – 5. ed. – São Paulo: Atual, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário