USP Disponibiliza Curso Gratuito de Origens da Vida Online

USP Disponibiliza Curso Gratuito de Origens da Vida Online

Olha só que super dica de curso para você fazer e totalmente gratuito. É um curso online grátis sobre astrobiologia chamado “Origens da Vida no Contexto Cósmico”.

Será que estamos sozinhos no Universo? Pode existir vida em outros lugares além da Terra? Este curso “Origens da Vida no Contexto Cósmico” explora essas e outras questões abertas sobre a origem da vida em um contexto astronômico.

Este curso apresenta um panorama geral sobre as hipóteses relacionadas à origem da vida na Terra bem como sobre os blocos fundamentais para a formação da vida simples e complexa. A compreensão da vida no contexto cósmico e as estratégias desenvolvidas para a busca da vida em outros planetas. A cada semana serão abordados diversos aspectos relacionados ao tema, combinando conceitos chaves de astronomia, tecnologia e a visão de diversos especialistas da área.

Programa do Curso


1º Semana: Nosso universo é extraordinariamente grande. Nessa imensidão cósmica podemos encontrar sistemas planetários de uma diversidade muito mais ampla do que até então podíamos imaginar. A busca da vida é então uma questão a ser tratada em um contexto mais amplo. Por outro lado, a vida tal como a conhecemos hoje na Terra é muito complexa para ser entendida. Na primeira semana será feito um panorama geral sobre o espetáculo da vida e das espécies. Serão explorados os dois grandes cenários da origem da vida que se contrapõem: o criacionismo e o evolucionismo; além da árvore filogenética da vida e o ancestral comum e por fim, os problemas para a formação de uma teoria geral da vida.

2º Semana: Nessa semana serão exploradas as teorias e hipóteses da origem da vida. A abiogênese da escola socrática difundida por Aristóteles. A síntese de aminoácidos na Terra primitiva. E ainda, desenvolvimento de experimentos de Urey e Miller e discussões sobre os problemas para a ocorrência dessas reações na Terra primitiva. O processo de formação do nosso sistema planetário e a formação dos planetas rochosos e gasosos nos ajudará a entender as principais características do sistema solar hoje em dia e em sua origem, e com isso a origem extraplanetária de aminoácidos.

3º Semana: será falado um pouco mais sobre o processo de formação planetário, retrocedendo no tempo até o momento em que a vida surgiu na Terra. Nessa semana será discutida a origem da vida em nosso planeta, reconstruindo a história da vida e da Terra primitiva e os fatores ambientais (internos e externos) que propiciaram seu surgimento. O surgimento da auto-organização molecular num “mundo RNA”, onde essa molécula exercia ao mesmo tempo, o papel de código replicador e de função metabólica.

4º Semana: Na última semana será abordado o tema da procura da vida fora da Terra, a origem dos elementos químicos biogênicos, a energia estelar e sua importância. Os métodos de detecção de exoplanetas e as condições físico-quimicas da atmosfera de exoplanetas até agora descobertos. O conceito de habitabilidade planetária e os fatores condicionantes da possibilidade de formação de vida em outros planetas: a zona de água líquida em torno das estrelas e a zona de habitabilidade Galáctica. Para finalizar apresentaremos os telescópios da próxima geração e as perspectivas concretas de detecção de sinais de atividade biológica em exoplanetas.

Como me inscrever?


Para se inscrever, basta acessar o site do Coursera, achar o curso do seu interesse a começar a estudar.

O curso de astrobiologia “Origens da Vida no Contexto Cósmico” é totalmente online e gratuito. Qualquer pessoa pode fazer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário