USP Disponibiliza Curso Gratuito de Origens da Vida Online

USP Disponibiliza Curso Gratuito de Origens da Vida Online

Olha só que super dica de curso para você fazer e totalmente gratuito. É um curso online grátis sobre astrobiologia chamado “Origens da Vida no Contexto Cósmico”.

Leia também: A História da Vida


Será que estamos sozinhos no Universo? Pode existir vida em outros lugares além da Terra? Este curso “Origens da Vida no Contexto Cósmico” explora essas e outras questões abertas sobre a origem da vida em um contexto astronômico.

Este curso apresenta um panorama geral sobre as hipóteses relacionadas à origem da vida na Terra bem como sobre os blocos fundamentais para a formação da vida simples e complexa. A compreensão da vida no contexto cósmico e as estratégias desenvolvidas para a busca da vida em outros planetas. A cada semana serão abordados diversos aspectos relacionados ao tema, combinando conceitos chaves de astronomia, tecnologia e a visão de diversos especialistas da área.

Programa do Curso


1º Semana: Nosso universo é extraordinariamente grande. Nessa imensidão cósmica podemos encontrar sistemas planetários de uma diversidade muito mais ampla do que até então podíamos imaginar. A busca da vida é então uma questão a ser tratada em um contexto mais amplo. Por outro lado, a vida tal como a conhecemos hoje na Terra é muito complexa para ser entendida. Na primeira semana será feito um panorama geral sobre o espetáculo da vida e das espécies. Serão explorados os dois grandes cenários da origem da vida que se contrapõem: o criacionismo e o evolucionismo; além da árvore filogenética da vida e o ancestral comum e por fim, os problemas para a formação de uma teoria geral da vida.

2º Semana: Nessa semana serão exploradas as teorias e hipóteses da origem da vida. A abiogênese da escola socrática difundida por Aristóteles. A síntese de aminoácidos na Terra primitiva. E ainda, desenvolvimento de experimentos de Urey e Miller e discussões sobre os problemas para a ocorrência dessas reações na Terra primitiva. O processo de formação do nosso sistema planetário e a formação dos planetas rochosos e gasosos nos ajudará a entender as principais características do sistema solar hoje em dia e em sua origem, e com isso a origem extraplanetária de aminoácidos.

3º Semana: Será falado um pouco mais sobre o processo de formação planetário, retrocedendo no tempo até o momento em que a vida surgiu na Terra. Nessa semana será discutida a origem da vida em nosso planeta, reconstruindo a história da vida e da Terra primitiva e os fatores ambientais (internos e externos) que propiciaram seu surgimento. O surgimento da auto-organização molecular num “mundo RNA”, onde essa molécula exercia ao mesmo tempo, o papel de código replicador e de função metabólica.

4º Semana: Na última semana será abordado o tema da procura da vida fora da Terra, a origem dos elementos químicos biogênicos, a energia estelar e sua importância. Os métodos de detecção de exoplanetas e as condições físico-quimicas da atmosfera de exoplanetas até agora descobertos. O conceito de habitabilidade planetária e os fatores condicionantes da possibilidade de formação de vida em outros planetas: a zona de água líquida em torno das estrelas e a zona de habitabilidade Galáctica. Para finalizar apresentaremos os telescópios da próxima geração e as perspectivas concretas de detecção de sinais de atividade biológica em exoplanetas.

Como me inscrever?


Para se inscrever, basta acessar o site do Coursera, achar o curso do seu interesse a começar a estudar.

O curso de astrobiologia “Origens da Vida no Contexto Cósmico” é totalmente online e gratuito. Qualquer pessoa pode fazer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário