7 Formas de usar o celular no processo educacional

7 Formas de usar o celular no processo educacional

Hoje em dia, os Smartphones são um grande recurso para professores e alunos. O celular é um dos itens que mais fazem parte da vida das pessoas. Visto como essencial, ele é usado para falar com as pessoas, para ver as notícias e também para o lazer.


Porém existe um campo que deve abraçar mais o celular: a educação. Colocar em prática essas 7 formas de usar o celular no processo educacional é uma forma de atrair os alunos e modernizar a aprendizagem.

1) Troca de informações

O WhatsApp é um dos maiores representantes da revolução provocada pela Internet. Com ele, pode-se falar com todo mundo em tempo real. Sendo assim, o professor pode criar um grupo para cada uma das suas turmas, no qual ele possa passar informações sobre os trabalhos e mesmo sobre aspectos importantes da atualidade.

2) O trabalho com as músicas fica muito mais fácil

Todo mundo já viu professores que carregam rádios para a sala de aula a fim de fazer uma atividade diferenciada que use música. Com o tempo, o computador foi ocupando esse espaço, mas o celular é ainda mais funcional pelo fato de ser menor e mais prático.

3) O uso de aplicativos para aprender mais

Não apenas os professores ou a escola podem usar o celular no processo educacional. De fato, os alunos podem e devem tirar proveito dessa facilidade e uma maneira de fazer isso é usando os aplicativos desenvolvidos para quem quer usar o celular para estudar. Existem aplicativos com livros clássicos, com simulados, etc.

4) Passar imagens para os alunos

Quando um professor quer trabalhar uma imagem e não tem como projetá-la, 
uma opção é passá-la para os alunos através do celular. É certo que a imagem chegará para eles em tempo real. Como o wifi não está disponível em todos os lugares, o professor pode transmitir a imagem com antecedência, para que eles estejam com ela na hora da aula.

5) Os aplicativos que organizam os estudos

Esse é mais um momento no qual os alunos tomam as rédeas do processo educacional. Existem recursos que ajudam os estudantes a organizar os seus cronogramas de estudos, o que é muito útil, especialmente, para quem vai prestar vestibular. Baixar um aplicativo desses e usá-lo como agenda é uma forma de acompanhar o que se estudou e ter claro o que está pendente.

6) Instagram como exposição de arte

Quando se fala em “arte” não se deve pensar apenas nos trabalhos da disciplina Educação Artística, mas em todas as produções dos alunos. O Instagram, que é acessado pelo celular, é uma maneira de expor e valorizar o que os alunos fazem de bom.

7) Canal que liga constantemente alunos e professores

A Educação precisa ser cada vez mais dinâmica e a escola não pode fugir disso. Dessa maneira, o celular pode funcionar como uma forma de transformar o diálogo entre os alunos e professores, deixando-o mais rápido e simples, inclusive no intervalo entre as aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário