8 Jogos que vão servir Para Ensinar História

8 Jogos que vão servir Para Ensinar História

Eu sei o que você está pensando. Nenhum professor gosta, inicialmente de videogames para ensinar. Geralmente não são precisos historicamente, e dispersam a atenção ao conteúdo principal da aula.

Mas crianças são seres de aprendizado extremamente visual, e visualizar uma realidade, além de poder interagir com ela, pode ser uma ótima porta de entrada para o interesse do aluno na história.


Pense comigo. Quando você começa a explicar uma coisa para uma criança, se aquilo está muito distante da realidade dela, aquilo vai se tornar uma situação tão abstrata como um conto de fadas ou algo do tipo. Agora ponha-a para ter contato direto com uma versão virtual daquele mundo, e você terá na mente dela o chão sobre onde construir a História.

Então aqui vamos nós.

1 - Mount and Blade - TaleWorlds


O jogador aqui é colocado em um continente em que cerca de 8 reinos de distintas culturas disputam a totalidade do território. O aluno deve administrar e expandir um exército, criar um nome como guerreiro, seja como vassalo de um nobre, mercenário, comerciante ou até um bandido, para fazer usa influencia crescer até que possa dominar todo o continente

O que há de importante nesse jogo é a atenção com o realismo na diplomacia. Todas as suas atitudes influenciam a sua fama, desde declarar apoio a um rei destronado até achar a esposa certa com a qual se casar, ou tomar um determinado nobre como protegido.

A quantidade de recursos e detalhes a serem citados é grande, mas para atrair a atenção dos alunos, é só mencionar o combate em terceira pessoa.

2 - Civilaziton - Firaxis Games


Civilization é uma franquia de jogos de estratégia, baseados na administração de um império em expansão. é basicamente um jogo de tabuleiro em turnos.

Neste jogo, o aluno precisa saber como administrar seu reino em todas as esferas. É preciso saber como posicionar as tropas para intimidar inimigos, e saber quantas tropas manter nas cidades, não só para defende-las, mas para controlar a população, em caso de revolta.

É preciso saber quanto dinheiro cobrar em impostos, e quanto gastar em exército, ciência, infraestrutura e entretenimento.

É possível mesmo comercializar tecnologias com povos aliados, exigir tributos e estabelecer rotas de caravanas comerciais. E isso, em todos os períodos da história, dependendo do gosto do jogador.

3 - Assassin's Creed IV Black Flag - Ubysoft


Toda a série de Assassins creed tem um forte foco em eventos históricos e um ambiente fisicamente bem construído, mas o foco do enredo foca mais para questões internas dos eventos fictícios do que de eventos históricos em si

Black Flag não é diferente, no quesito enredo, mas há uma coisa nele que muitos concordarão ser uma vantagem em relação aos outros episódios, que é a imersão do personagem em questões ambiente.

O protagonista não é um assassino, mas um pirata que por sorte tropeçou no enredo dos assassinos. Isso coloca na mão do aluno um timão e um arquipélago de lutas por influencia e poder sobre os mares, contra outros piratas e até mesmo a marinha espanhola. O segredo na ambientação aqui está no relacionamento do comércio, administração das colônias, e a escassez de poder da monarquia sobre os mares do Caribe

4 - Sim City - Maxis/Titled Mill Entertainment


Apesar de não ter um foco em história, ele é perfeito para ajudar na compreensão da Históira contemporânea, pelo menos, de centros urbanos.

Muitas das questões administrativas não são compreendidas pelos alunos hoje por que eles não tem ideia de quanto custam serviços públicos, como precisam ser administrados, e como o governo deve se comportar em condições específicas como desemprego, desastres naturais, administração de dinheiro público, excesso de poluição, etc...

Neste jogo, o aluno pode começar a administração a partir do ano de 1900, e ir se adaptando conforme as tecnologias avançam, e assim, tem ambiente para receber informações para as decisões que o estado toma sobre a vida da população.

5 - Dante's Inferno - Activision


Dante's inferno é um título Bônus do nosso repertório, por que não é um jogo a ser Usado em aulas de história, mas de Filosofia.

O protagonista, cruzado da Igreja Católica no Oriente Médio, desce até o inferno em busca de sua esposa, sequestrada pelo demônio, e no caminho tem de encarar os demônios e pecados do passado, aplicando todas as formas de julgamento moral.

O jogo constantemente questiona a conduta e os motivos de Dante, e abre caminho para discussões sobre ética, moral e os efeitos que a religiosidade tem sobre o comportamento dos homens. Aqui, é orientada uma roda de discussões, em vez de uma aula expositiva.

6 - Kingdom Come, Deliverence - Warhorse Studios


Kingdom Come é um jogo que possui um enredo próprio e linear, e não tem tanto foco em um evento histórico em si como na vida de um protagonista fictício, mas Ainda assim vence a maioria dos jogos nos quesitos precisão e realismo ambiental.

O aluno, aqui, entra no papel de um jovem refugiado do reio da Bavária, sobrevivente de um ataque de mercenários Cumanos a mando do rei Sigismundo, na tentativa de tomar o trono de seu irmão, Venceslau IV.

O tamanho do mundo, a atenção em detalhes no comportamento, na fala, e no raciocínio dos personagens vai muito além do realismo nas construções e ambientes físicos do jogo, criando uma ambientação incrível do ambiente medieval do século XV

É um jogo longo, entretanto, e deve ser usado com focos específicos u com planejamento a longo prazo. O que eu recomendo é usar partes de vídeos de gameplay, como exemplo.

7 - Age of Empires - Big Huge Games/ Ensemble Studios


Eu sei que você já sabia que esse jogo apareceria aqui, e que você não queria que acontecesse. Eu te entendo.

O jogo tem muito foco em batalhas e muita pressão psicológica para que o jogador possa focar em administrar o império e formar estratégias. Muito difícil para a maioria das crianças.

A vantagem do jogo, no entanto, é uma ferramenta que o programa apresenta, para criação de cenários.

Por meio dela, você pode editar formações geológicas, inserir quantidades ilimitadas de unidades, estruturas e recursos, e até manipulá-las de forma a representar visualmente um cenário histórico com fidelidade próxima, atrair a atenção dos alunos com um mapa muito mais interessante do que aquele Mapa-Mundi multicolorido.

8 - Rome, Total War - Activision


Toda a série Total War é especialista em estratégias no campo de batalha, desde momentos históricos reais, como a dominação de Roma na Gália, até as batalhas entre orcs e elfos de War Hammer.

Rome é apenas um bom exemplo de uma forma com a qual atrair a atenção dos alunos para os eventos militares de grande escala que ocorreram ao longo da História. Eventos militares esses que são, geralmente, as partes mais interessantes para a grande maioria das pessoas.

Por aqui, o professor consegue dar um sabor de Game of Thrones a eventos políticos como a batalha de Carlos Martel contra os Árabes, e aproveitar para dar o pano de fundo político.

Não se esqueça, se ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão, deixe o seu comentário!



Tags :

Nenhum comentário:

Postar um comentário