Filosofia: A filosofia de Umberto Galimberti

Filosofia: A filosofia de Umberto Galimberti

O filósofo, psicanalista e professor universitário Umberto Galimberti nasceu na cidade italiana de Monza, em 1942. Ele integrou a Associação Internacional de Psicologia Analítica e foi vice-presidente da Associazione Italiana per la Consulenza Filosofica “Phronesis”.

Umberto foi o guia intelectual do filósofo e psiquiatra alemão Karl Jaspers, do qual traduziu a obra para a língua italiana. Com sua obra-prima Rastros do Sagrado ele conquistou o prêmio Nacional Corrado Álvaro 2001, entre outras condecorações literárias. Alguns livros de Heidegger foram igualmente vertidos para o italiano por este pensador.

Veja também: Porquê? - Histórias e Pensamentos de 100 Filósofos para Miúdos Inteligentes


As reflexões do professor de Filosofia da História na Universidade Ca' Foscari de Veneza giram principalmente em torno da interação do ser humano com a tecnologia do mundo contemporâneo. O filósofo vê a técnica como uma característica marcante da sociedade ocidental, o elemento que praticamente a define.

Assim, a tecnologia é o espaço da razão no sentido mais absoluto, o qual não permite que se instalem em seu perímetro os sentimentos extremos e as ações irrefletidas. Tudo neste campo é regido pela mais perfeita ordem e pela utilidade prática. Galimberti adverte a Humanidade com relação à onipotência da técnica e do próprio Homem, que crê poder dominá-la.

A técnica aqui deve ser compreendida como o mais alto grau do uso da razão, um fator que definirá os caminhos do ser humano. A alta tecnologia não é mais um mero instrumento servil aos desígnios humanos, e sim o contexto no qual o Homem contemporâneo está submerso, estruturado conforme as leis da esfera racional, que engloba o mecanismo burocrático, a competência e a ordem.

Este universo, mesmo que o indivíduo não se dê conta, está submetendo a Humanidade às suas demandas próprias, e não o contrário. Mas são poucos os que percebem esta inversão de valores, daí o Homem não estar preparado para habitar este novo mundo, pois continua a agir como antes, quando vivia em uma sociedade pré-tecnológica, guiada por princípios distintos, e por um senso de total familiaridade com seu meio-ambiente.

Umberto tem como objetivo estabelecer um novo ideal, correspondente a atitudes coerentes com o mundo tecnológico, para que assim seja possível libertar-se de seu rígido controle, mesmo que não se possa submeter a técnica a sua vontade. Urge criar uma ética renovada, a qual se adapte aos tempos atuais; o filósofo a denomina ‘ética do viandante’.

Para tanto, Umberto resgata o pensamento aristotélico, quando o discípulo de Platão se refere à ‘fronesis’, traduzida como sabedoria ou prudência. Este raciocínio se baseia na impossibilidade da recorrência aos princípios universais no momento das resoluções importantes; o filósofo então recomenda que o Homem recorra à particularidade dos acontecimentos e escolha o que for melhor para cada momento da existência. Ele reconhece que este tipo de decisão tem um caráter trágico, mas também alega que não há outro caminho a percorrer senão este no mundo contemporâneo.


Referências:





Tags :

Nenhum comentário:

Postar um comentário