Custava muito ter "trago" o que eu pedi?

Custava muito ter "trago" o que eu pedi?

Como se escreve Trago ou Trazido?

As duas palavras existem e estão corretas na língua portuguesa, porém a forma e uso de cada uma vai determinar se é correto ou não. Vamos tentar explicar de forma simples e objetiva.


Trago e Trazido fazem parte do verbo trazer. O verbo trazer indica, principalmente, o ato de transportar ou encaminhar para este lugar. Apresenta, contudo, outros sentidos, sendo sinônimo de oferecer, vestir, ocasionar, atrair, conter em si, apresentar, sugerir, herdar, manter e citar, entre outros.

Trago


É a forma verbal do verbo trazer conjugado na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo. Eu trago; Tu trazes; Ele traz; Nós trazemos; Vós trazeis; Eles trazem.

Exemplos:

- Amanhã eu trago o dever de casa.

- Hoje eu trago um casaco velho que era do meu avô.

- Eu trago um bolo de chocolate para a festa.

Trazido


É a o particípio da forma verbal trazer. O particípio permite a formação de locuções verbais e de tempos verbais compostos. Transmite o estado da ação depois de terminada, ou seja, transmite a conclusão da ação verbal.

Exemplos:

- Eu tenho trazido meu irmão todos os dias para trabalhar.

- Se você tivesse trazido o violão, poderíamos ensaiar.

- Custava muito ter trazido o que eu pedi?

Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de comentar e seguir nossas postagens no Facebook


As melhores formas de escrever bem é ler bastante e buscar as palavras novas no dicionário. Por isso indico o livro Michaelis Gramática Fácil: Para Falar e Escrever Bem, só clicar no link para ir até o site da Amazon.

Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário