Desafios e Soluções no Preparo dos Estudantes no Vestibular

Desafios e Soluções no Preparo dos Estudantes no Vestibular

Vamos falar de um momento decisivo na vida de muitos estudantes e que talvez você, leitor, esteja passando por isso nesse exato momento, os desafios de se preparar para o vestibular.

Não é um momento fácil, muitas vezes o tempo é pouco ou até mesmo a disposição depois de um longo dia não é das maiores para manter uma boa rotina de estudos. São muitos pontos para serem explorados, vamos falar um pouco sobre eles e formas de como solucioná-los.

A escolha do curso que o aluno quer prestar vestibular é um momento muito mais desafiador do que parece, sempre há a dúvida do que fazer. Essa é uma decisão difícil, não só pelas inúmeras opções de escolha, mas também pela pressão dos outros para qual curso fazer. Afinal, quem nunca ouviu de alguém da família “Seu primo fez tal curso e agora ganha 4 mil reais por mês”.

Dica e Solução: Para evitar que esse problema te prejudique muito lembre-se de nunca valorizar a opinião dos outros acima da sua, pelo menos quando o assunto é decidir qual o curso que irá mudar toda a sua vida. Pesquise sobre as áreas desejadas, faça testes vocacionais para descobrir áreas de interesse e afins, descubra sobre você e sobre o que quer fazer.


A pressão social para ser bem-sucedido no vestibular é um fator agravante na hora de estudar. As pessoas que se preocupam com você querem o seu bem, claro, porém nem sempre pais ou amigos sabem como expressar essa preocupação e muitas vezes esse cuidado se manifesta na forma de pressão e cobrança para que a nota do vestibular seja boa.

Dica e Solução:
Novamente faça uma seleção sobre o que você ouve, tente se importar apenas com opiniões e críticas construtivas. Se for o caso converse com quem está te pressionando e explique como se preocupar de uma forma mais benéfica. Não se envergonhe de dizer que alguém pode estar te prejudicando, o seu futuro pode depender disso.

Outro grande problema é conseguir conciliar os estudos com a vida cotidiana. Muitos estudantes estudam no ensino médio ainda e, por isso, tem que se preocupar com as matérias que tem que aprender, provas para fazer. Outros que estão para fazer vestibular tem que trabalhar e isso consome muito tempo e muito vigor, é difícil manter a cabeça para os estudos.

Dica e Solução: Apesar de ser difícil e exigir um esforço a mais é importante criar uma rotina de estudos que combine mais com você e com a sua rotina, dessa forma é capaz de potencializar os estudos no pouco tempo que sobra.

É difícil estudar sem a ajuda de cursinhos ou livros que possam facilitar o seu aprendizado, livros podem ser caros, cursinhos ainda mais, principalmente para quem trabalha e não tem tempo para frequentar as aulas ou dinheiro para manter um curso caro. Infelizmente não é uma realidade geral ter uma condição suficiente para manter certas vantagens na hora dos estudos.

Dica e Solução: Quando o problema e falta de dinheiro para livros e cursos a solução está sempre na internet. Apesar de não ser presencial, os cursos online podem ser de grande valia para estudantes se preparando para o vestibular. Há centenas de horas de conteúdo no YouTube, sobre os mais diversos assuntos e matérias, além de inúmeros livros gratuitos e disponibilizados para download na internet. Conheça alguns canais do Youtube que podem te ajudar nessa tarefa. 
Até mesmo aqui em nosso Blog, você irá encontrar muito conteúdo importante para os seus estudos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário