Eu trabalho de segunda "à" sexta

Eu trabalho de segunda "à" sexta

Como se escreve Segunda a Sexta ou Segunda à Sexta?

Quando falamos do intervalo de tempo que decorre de segunda-feira até sexta-feira, a forma correta de escrita é de segunda a sexta, sem crase. A crase, representada com acento grave, é a contração de duas vogais iguais, sendo a contração mais comum a da preposição a com o artigo definido feminino a: a + a = à. Caso queira se aprofundar nesse assunto, acesse o link.


Assim, para que ocorra crase é necessário que haja simultaneamente a preposição a e o artigo definido a indicativo de uma palavra feminina. Com a construção de... a... não ocorre crase porque não há a presença do artigo definido a.

Ao substituirmos a palavra sexta por uma palavra masculina, como sábado, verificamos que também não ocorre a contração ao (a+o) por ausência do artigo definido o.

Portanto, verificamos que as construções de segunda a sexta ou de segunda a sábado apenas são formadas pela preposição a.

Exemplos:

- As promoções vão de sete a trinta de setembro.

- O curso vai de fevereiro a junho.

- As taxas poderão subir de três a cinco por cento.

Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de comentar e seguir nossas postagens no Facebook


As melhores formas de escrever bem é ler bastante e buscar as palavras novas no dicionário. Por isso indico o livro Michaelis Gramática Fácil: Para Falar e Escrever Bem, só clicar no link para ir até o site da Amazon.

Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário