A "despensa" está vazia

A "despensa" está vazia

Como se escreve Dispensa ou Despensa?

O que vai ditar quando usar uma ou outra palavra é o contexto, pois Dispensa e Despensa existem na língua portuguesa e podem ser usadas. Por isso chamamos a atenção para o uso correto.


Despensa


A palavra despensa é maioritariamente utilizada para indicar o lugar onde se armazenam os produtos para serem gastos, sendo sinônimo de copa e armazém. O substantivo feminino despensa tem uma origem incerta, podendo ter sua origem no verbo despender, que significa gastar. Assim, alguns dicionários registram a palavra despensa como sinônimo de despesa.

Exemplos:

- A despensa está vazia.

- Por favor guarde as compras na despensa.

- Os produtos de limpeza estão guardados na despensa.

Dispensa


O substantivo feminino dispensa indica uma permissão para não executar um dever ou obrigação. Pode significar também uma rescisão de um contrato de trabalho por parte da entidade empregadora. O verbo dispensar, por sua vez, tem sua origem na palavra em latim dispensare, devendo assim ser escrito com i na primeira sílaba.

Dispensa é, assim, sinônimo de isenção, desobrigação, licença e permissão, bem como de demissão e despedimento, entre outras.

Exemplos:

- Meu irmão pediu dispensa do serviço militar para cursar faculdade de letras.

- O patrão não esclareceu o motivo da dispensa daquele trabalhador.

Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de comentar e seguir nossas postagens no Facebook


As melhores formas de escrever bem é ler bastante e buscar as palavras novas no dicionário. Por isso indico o livro Michaelis Gramática Fácil: Para Falar e Escrever Bem, só clicar no link para ir até o site da Amazon.

Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário