História: Evolução ou adaptação: O homem veio do macaco?

História: Evolução ou adaptação: O homem veio do macaco?

Você já viu aquela imagenzinha muito característica de uma fileira de homens das cavernas em ordem de altura, e se perguntou o que teria levado a essa alteração? Por que um animal teria crescido, e desenvolvido o cérebro e habilidades manuais, enquanto outros animais parecidos aparentemente permaneceram iguais?

Bom primeiro de tudo, a frase comum “o homem veio do macaco” está errada partindo do princípio de que o macaco já existia naquela época, e que não mudou nada até aqui. A grande maioria dos animais mudou de tantos milhões de anos para cá. Os macacos podem muito parecer com os primatas daquela época, mas não são os mesmos. Cada um se desenvolveu para um lado, na árvore da expansão das espécies.

O caso é que você está concentrado na ideia de evolução, ou seja, existe uma força que move o ser humano rumo ao desenvolvimento, faz ele ficar cada dia mais alto, mais refinado e mais inteligente por que é o sentido natural das coisas, uma potencialidade que existe dentro do próprio homem, alguns estão mais adiantados e outros mais atrasados.

Ocorre que muitas ciências abandonaram essa ideia ao longo do último século, por que percebemos que os seres vivos não se tornam melhores, mais fortes ou mais bonitos com o tempo, eles só se adaptam ao meio ambiente.

Pense sobre isso, para que houvesse evolução, teríamos que considerar que todos os animais vão do pior para o melhor, e para isso precisaríamos considerar que há uma força na natureza que move os animais em direção a se tornarem melhores.

Além disso, seria necessário considerar que essa força da natureza precisaria compartilhar a noção humana do que é melhor. Por exemplo, a natureza precisaria concordar com o gosto social do ser humano, de que um ser que anda ereto é mais bonito do que o que anda curvado, e que é mais útil que tenhamos habilidades manuais e precisão nos dedos para operar ferramentas, do que força física para se defender de um gorila ou um cão selvagem.

A natureza não pode saber o que é melhor do nosso ponto de vista, por que a natureza não obedece as nossas regras. Ela prepara o nosso corpo de acordo com as necessidades ambientes.

Vamos dar exemplos: Primeiro, suponhamos que por 3 séculos, uma espécie de cascavel seja caçada constantemente, e sem controle de órgãos regulamentados. Os caçadores encontram as cascavéis no mato por meio do som do chocalho. As cascavéis que sobrevivem são as que tem o chocalho menor, que fazem menos barulho, e só as cascavéis que sobrevivem transmitem seus genes para as gerações seguintes, sendo assim, as próximas gerações terão chocalhos cada vez menores, até que a mecânica do chocalho deixe de existir

E para você que acha que se tornar mais forte é o único jeito de sobreviver no mundo selvagem, pense nessa teoria.

Alguns cientistas acreditam que os gatos são evolução de tigres, de um momento em que os tigres estavam perdendo para os homens na briga por comida. Os maiores felinos eram espantados e caçados pelos homens, mas os menores, parecendo mais amigáveis, tinham mais facilidade em receber comida e serem domesticados e ganhar comida. Sendo assim, quanto menores e menos selvagens, mais facilmente se alimentavam e sobreviviam.

Quando chegamos à época do Egito antigo no seu ápice, em que ainda estávamos lá para uns 3000 a. C. aproximadamente, os gatos já eram cultuados e tinham presença forte na sociedade há muito tempo.

Mas então, que tipo de ambiente pode ter levado o ser humano a uma adaptação que o tornasse capaz de falar, manusear ferramentas e domesticar outros animais?

Nosso próximo texto vai viajar pela vida do homem das cavernas até o momento em que passa a ser o homem que nós conhecemos hoje. Não perca!

Tags :

Nenhum comentário:

Postar um comentário