Como Fazer Uma Ótima Redação Com Foco na Conclusão

Como Fazer Uma Ótima Redação Com Foco na Conclusão

Como fazer uma excelente conclusão de redação

A redação é um dos momentos mais decisivos de uma prova importante ou concurso. Em alguns vestibulares a redação pode salvar ou afundar completamente a nota e a possibilidade de conquistar a tão sonhada vaga em uma faculdade. A conclusão da sua redação tem um peso muito grande na hora de agradar o avaliador, portanto é muito importante estar preparado para construir uma boa redação.

A conclusão, como o próprio nome já diz, tem uma proposta bem simples: concluir toda a ideia que você está tentando expressar no seu texto argumentativo. Porém, um erro que muitos estudantes cometem é apenas repetir tudo o que foi falado na redação, fazendo um pequeno resumo.

Precisa ter um fechamento e acrescentar informações relevantes ao leitor. Ela pode ser sim uma retomada de uma discussão já apresentada no texto, mas é preciso que seja inovador e traga um ponto final para as suas ideias.

Primeiro, é importante saber o que nunca deve estar na sua conclusão. É preciso saber que, em hipótese nenhuma deve ser apresentado um novo argumento na conclusão. Este é um erro gravíssimo e que os estudantes devem ter muito cuidado. Argumentos devem estar no desenvolvimento.

Outro erro muito comum e que se encaixa nessa categoria é fazer ressalvas em sua conclusão. Fazer uma ressalva que não foi abordada durante o desenvolvimento e introdução do texto não devem aparecer na conclusão, isso se caracteriza como um argumento novo.

Mesmo que a ressalva seja muito boa, não vale a pena prejudicar toda a sua redação por causa dela.

Por isso que o rascunho de uma redação é tão importante, nele você pode errar o quanto quiser e reorganizar suas ideias e argumentos. Use o rascunho para cometer este tipo de erro e lembrar das suas ideias.

A conclusão não deve trazer nenhuma surpresa para o leitor, ela deve apenas concluir a sua ideia sobre o que foi exposto e o que foi discutido durante o texto.

Existem várias dicas e fórmulas para criar a conclusão de uma redação que realmente funcionam.

Caso você queira ir na certeza e não arriscar muito na sua conclusão, a melhor dica é fazer o que os professores sempre indicam: Apresente uma solução para o problema exposto.

Apresentar a solução do problema é uma maneira bem simples de conseguir concluir a sua redação sem muitos desafios. Basta lembrar que a conclusão deve ser coerente, deve ser possível e é claro, respeitar os direitos humanos.

Oferecer uma solução que não segue estas regras pode ser um ponto negativo na sua redação, zerando a sua nota. Portanto fique de olho!

Outra ideia bem interessante é tentar mostrar para o leitor que lição pode ser tirada da redação e das ideias apresentadas.

Basta responder a pergunta “Que lição pode ser tirada deste texto” e escrever a resposta no último paragrafo, é uma forma bem interessante de concluir seu texto sem muitas surpresas.

O mais importante de lembrar é que a sua conclusão está diretamente ligada ao desenvolvimento, que por sua vez está ligado à introdução. Ou seja, não existe uma fórmula mágica para tirar uma nota 1.000 na redação.

É preciso que todo o texto seja coerente. Uma excelente introdução, com um desenvolvimento e conclusão ruins é um grave problema, assim como a conclusão não pode salvar um texto mal feito.

Como iniciar bem a conclusão de redação?

Existem algumas frases que você pode usar em conjunto com as dicas acima para potencializar ainda mais o sucesso da sua conclusão.

Você pode começar a sua conclusão com as seguintes frases:

Em virtude dos fatos mencionados …

Por isso tudo …

Levando-se em consideração esses aspectos …

Dessa forma …

Em vista dos argumentos apresentados …

Dado a ideia exposta…

Tendo em vista os aspectos observados …

Levando em conta o que foi demonstrado…

Em virtude do que foi mencionado…

Por todos esses aspectos …

Pela observação dos aspectos analisados…

Com as informações que foram passadas…

Sabendo-se destes problemas…

Após começar a conclusão com algumas dessas frases, basta continuar com frases 
como “entende-se que…”, “conclui-se que…”, “é preciso que..”. Essas são algumas das frases que você pode usar para causar um bom impacto.

Vale ressaltar que, apenas colocar essas frases soltas no seu texto não vai fazer uma boa conclusão, é preciso formar a frase de forma correta. A melhor forma de saber como criar uma boa conclusão é com muita prática e principalmente com a leitura de outras redações e artigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário