Humidade ou Umidade: Qual a Forma Correta?

Humidade ou Umidade: Qual a Forma Correta?

Humidade ou Umidade: Qual a Forma Correta?

De acordo com o bom uso do português, ambas as palavras em questão, umidade e humidade, são aceitáveis, mas cada uma é mais comum em regiões específicas. Vale observar que umidade é mais frequentemente usada no Brasil, enquanto humidade é mais comum em Portugal.


A origem etimológica dessas palavras remonta à palavra latina humiditate e é derivada pela adição do sufixo "idade" às palavras "úmido" e "húmido", criando assim os substantivos femininos "umidade" e "humidade".

Essas palavras são usadas para descrever a presença de água ou vapor de água em algo, como no ar ou em uma substância. Elas também são usadas para referir-se ao orvalho que se forma durante a noite ou à quantidade de vapor de água presente na atmosfera em um determinado momento.

A existência de duas grafias para a mesma palavra é uma característica que foi possibilitada pelo Novo Acordo Ortográfico de 2009. A decisão de usar uma forma ou outra geralmente depende da região geográfica e das convenções locais de escrita.

Exemplos:

- Nossa, hoje a umidade está tão alta que até meu cabelo ficou enrolado!

- Essa humidade na sala está tornando as paredes mofadas.

Lembrando que ambas as formas são aceitáveis, mas é aconselhável seguir a convenção ortográfica predominante em sua região ou aquela que você considera mais adequada ao contexto em que está escrevendo.

Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de comentar e seguir nossas postagens no Facebook

As melhores formas de escrever bem é ler bastante e buscar as palavras novas no dicionário. Por isso indico o livro Michaelis Gramática Fácil: Para Falar e Escrever Bem, só clicar no link para ir até o site da Amazon.


Referências:


Dicionário Aurélio por Aurélio Buarque de Holanda Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário