Quem foi George Washington

Quem foi George Washington

George Washington (1732-1799) foi o primeiro presidente norte-americano, após a recém formada nação dos Estados Unidos da América. Em sua homenagem foi dado seu nome à Capital Federal do país.


George Washington nasceu no condado de Westmoreland, na Virgínia, no dia 22 de fevereiro de 1732. Filho de Augustine Washington, grande proprietário de terras, e de sua segunda esposa Mary Ball Washington. Na juventude, demonstrava interesse pela carreira militar. Com a morte do pai e do meio irmão, herda uma grande propriedade e começa a ganhar prestígio político no estado. 

Em 1754 entra para a milícia da Virgínia. Combate na Guerra dos Sete Anos - entre os Franceses e os Índios (1756-1763).

Em 1758, George Washington foi eleito deputado para a Assembleia da Virgínia. Viu de perto a insatisfação do povo americano em viver numa colônia britânica. 

Em 1765, o Parlamento Britânico aprovou o Stamp Act (Lei do Selo) um imposto destinado a pagar as forças militares que ocupariam as colônias e fortaleceriam os governos britânicos, o que provocou um descontentamento dos colonos.

George Washington foi um grande combatente da dominação inglesa nos EUA. Como administrador de terras, revoltou-se contra o excesso de regulamentos britânicos e os impostos cobrados. Porém, resolveu agir de forma moderada e política. Em 1774, o governador britânico da Virgínia dissolveu a Assembleia, o que acirrou o ânimo para a criação de em conflito armado.

Em 1775, após as batalhas de Lexington e a de Concord, o Segundo Congresso Continental se reuniu na Filadélfia, onde deram início à Revolução Americana ou Guerra da Independência (1775-1781).

No dia 04 de julho de 1776, no início da Revolução, foi assinada uma declaração que proclamava: "Estas colônias unidas são e devem ser, de direito, Estados livres e independentes". Estava proclamada a Independência dos Estados Americanos.

Em 1787, George Washington foi escolhido numa constituinte e nomeado seu presidente. Republicano convicto, recusou a coroa que lhe ofereciam e fez votar a Constituição Federal, ainda hoje em vigor. Eleito presidente em 1789, foi reeleito em 1793, onde permaneceu até 1797, quando recusou a concorrer ao cargo pela terceira vez. Um ano depois, organizou a defesa do país contra uma possível guerra com a França.

No fim da vida, George Washington resolveu dedicar-se às atividades agrícolas. Sua participação na política americana foi decisiva para que fosse considerado o “Pai da Pátria”. Em sua homenagem foi dado seu nome (Washington) à capital Federal do País.


George Washington morreu em Mount Vermon, na Virgínia, no dia 14 de dezembro de 1799.

Nenhum comentário:

Postar um comentário