Unidade VI - A política é “pop”

A última unidade da disciplina Mídia, Poder e Política, encerra-se mostrando ao estudante, como as relações dos políticos com o eleitor pode influencia-los de alguma forma. Utilizando recursos modernos da internet para interagir, suas formas discursivas e métodos linguísticos acabam sendo de fato, fatores infalíveis em suas posições.

EXERCÍCIOS:  

1. Analise os trechos extraídos do texto Do PCdoB ao PCBlz: musa pop e nova linguagem na política nacional e em seguida responda: a que se deve a preocupação com elementos tão subjetivos (magnetismo, carisma, aparência, etc.) numa campanha política?

"O magnetismo pessoal dos políticos vem cumprindo um papel muito importante, e a massa acaba sendo atraída pela imagem, mais do que por qualquer outro fator". (DEMARTINI e GOMES, 2004, p.41)

"Mais do que associar a imagem à atribuição de determinadas qualidades a uma figura pública ou instituição, como o fazem muitos autores, a definição de Boorstin busca dar conta do processo de construção da imagem pública, e do papel que ele desempenha na sociedade atual." (ALBUQUERQUE, 1995, p. 153)

"A um príncipe, portanto, não é essencial possuir todas as qualidades [...] mas é bem necessário parecer possuí-las [...] é que os homens em geral julgam mais pelos olhos do que pelas mãos [...] Todos vêem aquilo que tu aparentas, poucos sentem aquilo que tu és [...]". (MAQUIAVEL, 1990, pp. 102 e 103).

A. À personalização da política.
B. À elitização do eleitorado.
C. À crise das instituições sociais.
D. Ao descaso do eleitorado por política.
E. À corrupção presente nos círculos políticos.

2. Na entrevista ao site da UNE é possível notar que Manuela D' Ávila:

"Eu tenho mais e-mail's do que endereços. Em qualquer gabinete de político isso não existe. Uma coisa que sempre me angustiou é a distância dos mandatos em relação às pessoas. Sempre achei isso horrível. Como ter toda a semana um material impresso para se comunicar com elas? É impossível financeiramente.[...] Aí a Internet nos ajudou muito. Boletins eletrônicos semanais, atualização diária do site. Não sei quantas visitas diárias tivemos, mas isso começou a criar uma cultura de proximidade. [...] É claro que é uma vantagem geracional, pois fomos educados já com a existência dessa tecnologia. É óbvio que facilita. Acho que fazer isso é muito mais simples pra mim do que para um político de 50 ou 60 anos, que já tem seus valores fixos e uma linguagem definida. É claro que esse fator influencia. Mas acho que o que estamos fazendo está fazendo bem. Já vi que há outras pessoas fazendo isso. Quando questionei na Câmara como é que eles estavam bloqueando o Orkut no meu computador, que era usado para trabalho, foi um escândalo. Agora, na época de campanha, todo mundo tinha sua comunidade no Orkut. [...] Acho que tudo que dinamiza a política faz bem para a política." (MANUELA D'ÁVILA)

A. procura formas dispendiosas (caras) para acessar o seu público eleitor.
B. condena a desumanização das relações sociais atualmente.
C. desacredita que políticos mais antigos possam se utilizar do Orkut nas eleições.
D. utiliza a Internet e suas ferramentas para potencializar o contato com os cidadãos e eleitores
E. condena o uso da Internet e os demais meios eletrônicos em campanhas.

3. Sobre o PCdoB é incorreto afirmar que:

A. O Partido comunista do Brasil é o mais antigo do país.
B. Presenciou estados democráticos e ditatoriais no Brasil.
C. Na década de 70, o partido adquiriu força e expressão no cenário nacional.
D. Apoiou lutas sociais que obtiveram conquistas como a criação do 13º salário, direitos trabalhistas das mulheres e dos menores.
E. Manuela D´ Ávila é integrante do Partido Comunista do Brasil.

4. As estratégias de comunicação da deputada Manuela D' Ávila são extremamente midiáticas. Algumas delas são:

I. Título do site;"E aí, beleza".
II. A criação da boneca/mascote: Manuelete.
III. Gestualidade adequada à mídia audiovisual.
IV. Vestimentas, indumentária e aparência como um todo modernas.
V. Carisma e jovialidade.

Aponte a alternativa abaixo com o maior número de sentenças corretas:

A. II, III, V
B. II, III, IV, V
C. I, III, IV
D. III, IV
E. I, II, III, IV, V

5. Acompanhe a postagem do blog da deputada Manuela D' Ávila (abaixo) e responda:

Dia bom

Até agora o dia foi do jeito que eu gosto: com bastante trabalho, mas todo ele produtivo. De manhã participei de um debate na Universidade Católica de Brasília sobre juventude, universidade e mercado de trabalho. Dá um ânimo falar com um auditório lotado de jovens de 16, 17 anos que acabaram de ingressar na universidade, estão cheios de ânimo, de vontade de crescer, de ver sonhos realizados. Sempre que estou numa espécie de sala de aula do ensino superior também fico com mais energia. A universidade foi o local que mudou a minha vida, que fez eu me apaixonar de vez pela política, ingressar no meu Partido.

Hoje as comissões que participo aqui na Câmara foram instaladas (Comissão de trabalho, administração e serviço público e Comissão de turismo e desporto). Isso significa que o trabalho que eu mais gosto aqui na Câmara volta a funcionar: os debates de projetos, de idéias, qualificados num ambiente menos populoso do que o plenário.

Ainda pela manhã participei de uma homenagem ao centenário de Tancredo Neves. Foi bastante bonita. Principalmente porque nos remete a um período interessante da história do país: a redemocratização. Um período de escolhas difíceis ao PCdoB (como a ida ao colégio eleitoral) mas que a história julgou como acertadas.

"O texto apresentado pode ser caracterizado por uma linguagem emotiva que denota aproximação e afetividade".

Assinale verdadeiro ou falso para a afirmação acima.

Verdadeiro
Falso

É isso, caso você tenha notado alguma resposta errada, e queria acrescentar alguma coisa, não deixe de comentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário