Unidade III - O papel da TV nas relações entre mídia e política

Mais uma unidade sobre um tema importantíssimo da atualidade, o texto não é muito longo e podemos encontrar links que nos ajudarão a entender melhor sobre o assunto. Borá estudar galera!

Texto em PDF para leitura:


UNIDADE III
EXERCÍCIOS:

1. Recentemente temos observado atores, músicos, apresentadores de TV entre outras personalidades participarem de disputas eleitorais no Brasil e no mundo. Sendo assim, é INCORRETO afirmar que:

a. A candidatura e a eleição de personalidades famosas é algo recente na história da política.
b. A personalização do processo político, ou seja, a concentração da cobertura da mídia no candidato e não no programa ou no partido político estimula de certa forma o apreço da população por personalidades famosas no poder.
c. Geralmente, artistas e jornalistas que se elegem políticos - como os presentes acima – não possuem formação acadêmica ou experiência na área política.
d. É importante lembrar que a eleição de personalidades famosas nos Estados Unidos não é algo recente. Um exemplo disso é a eleição do ator Ronald Reagan nos Estados Unidos.
e. Geralmente, artistas e jornalistas que se elegem políticos - como os presentes acima – possuem desenvoltura e empatia diante das câmeras.

2. Para Porto (2008), a TV tem papel fundamental na formação da opinião pública sobre política. A respeito de tal influência assinale a alternativa correta:

a. A TV forma opinião a respeito de política exclusivamente nas TVs públicas como TV Senado e TV Câmara.
b. A TV forma opinião a respeito de política em programas jornalísticos de caráter informativo e/ou opinativo; no horário eleitoral gratuito; nas TVs públicas como TV Senado e TV Câmara e em programas de entretenimento e telenovelas.
c. A TV forma opinião a respeito de política em programas jornalísticos de caráter informativo e/ou opinativo; no horário eleitoral gratuito e nas TVs públicas como TV Senado e TV Câmara.
d. A TV forma opinião a respeito de política em programas exclusivamente jornalísticos, como o telejornal.
e. A TV forma opinião a respeito de política exclusivamente no horário eleitoral gratuito.

3. A trama de Dias Gomes, O bem amado foi sucesso nos palcos e na televisão por divertir o público com Odorico Paraguaçu, o prefeito de Sucupira. Durante o enredo, o personagem prova ser capaz até de matar alguém para inaugurar o cemitério da cidade, uma de suas maiores obras. Abaixo, cenas da filmagem da trama para as telas de cinema.



Não só na trama O bem Amado, mas também em outras novelas e programas de entretenimento, qual adjetivo poderia caracterizar o estereótipo dos políticos brasileiros na TV?


a. Engraçado
b. Generoso
c. Obstinado
d. Desenvolto
e. Corrupto


4. Episódios históricos como a Diretas Já provaram que a sociedade civil:
a. Forma sua visão de mundo somente e exclusivamente pela TV, o que de certa forma a impede de ser crítica e mobilizadora.
b. Lutou pela manutenção da Ditadura Militar no país.
c. É passiva, manipulável e incapaz de contradizer a TV.
d. Forma sua visão de mundo por outras instituições além da TV, são elas: igreja, família, escola entre outras. De certa forma, isso contribui para que ela se torne crítica e mobilizadora.
e. É incapaz de se mobilizar.


5. Entre as várias transformações que a TV impôs à política estão:

I- A substituição de funções antes exercidas por instituições antigas como os partidos.
II- O alcance global das mensagens políticas e da imagem pública dos políticos.
III- A crise dos partidos políticos.
IV- A personalização do processo político, ou seja, a população passa a votar no partido ou no projeto político e não no indivíduo.
Assinale qual das alternativas abaixo traz o maior número de sentenças corretas:

a. I, II, III, IV.
b. I, III, IV.
c. I, II, III.
d. II,III.
e. I, IV

Nenhum comentário:

Postar um comentário