Mal educado ou Mau educado?

Mal educado ou Mau educado?

Mal educado ou mau educado: qual a forma correta?

A dúvida entre "mal educado" e "mau educado" é comum entre falantes da língua portuguesa. As duas formas existem na língua portuguesa, mas cada uma tem um uso específico, e é importante saber diferenciá-las para não cometer erros de concordância e de sentido.


A forma correta é "mal educado", com o "mal" escrito separado de "educado". "Mal" é um advérbio que significa "de maneira ruim", e neste caso, ele está qualificando o adjetivo "educado". Ou seja, quando dizemos que alguém é "mal educado", estamos nos referindo a uma pessoa que tem uma má educação ou que se comporta de forma rude e desrespeitosa.

Por outro lado, a forma "mau educado" é considerada incorreta, uma vez que "mau" é um adjetivo que significa "ruim", e não pode qualificar outro adjetivo. Se o adjetivo "educado" for precedido de um adjetivo, como em "um aluno mau educado", neste caso, a forma correta é "mau educado", pois o adjetivo "mau" está qualificando o substantivo "aluno" e não o adjetivo "educado".

Exemplos de frases corretas com a expressão "mal educado" seriam:

- Ele foi muito mal educado comigo na reunião.

- Aquela criança é mal educada e não sabe se comportar em público.

- É importante não ser mal educado com as pessoas, mesmo quando se está irritado.

exemplos de frases incorretas com a expressão "mau educado" seriam:

- Aquele professor é mau educado e não sabe tratar os alunos.

- Ela ficou chateada com o rapaz, que foi mau educado com ela.

É importante ressaltar que, mesmo sendo um advérbio, "mal" não é invariável. Em alguns casos, ele pode ser flexionado para concordar com o gênero e o número do substantivo a que se refere, como em "malsucedido" ou "malcomportado".

Portanto, ao utilizar a expressão "mal educado", é preciso estar atento à grafia correta e ao contexto em que ela é empregada. Enquanto "mal" indica uma má qualidade ou uma falta de habilidade, "mau" indica uma qualidade ruim ou nociva. Ambas as palavras pertencem a classes gramaticais diferentes: "mal" é um advérbio e "mau" é um adjetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário