Aprenda a se preparar 100 dias antes da prova

Aprenda a se preparar 100 dias antes da prova

Para os estudantes de todo o Brasil na reta final de preparação às provas, é importante saber o que fazer para alcançar um bom resultado no exame.

Há muitas provas como ENEM, vestibular, concoursos e entrevistas que os alunos enfrentam durante sua vida. Leia o artigo com base no seu contexto e use essas dicas valiosas para ter um bom resultado final.


Começamos com:

1 – Planejamento

Têm estudantes que podem considerar os 100 dias como um período ainda distante da prova, mas para outros ela já está bem próxima e, por isso, é muito importante que você estabeleça um planejamento que seja adequado para a sua situação. Crie um cronograma de estudos, organize as suas horas de acordo com a sua rotina e tenha disciplina para segui-lo. Assim, com organização, é fácil otimizar o seu tempo para não deixar passar em branco algum conteúdo que você precisa estudar.

2 – Conhecer os temas que mais caem na prova

O conteúdo do Enem por exemplo é amplo e as provas são extensas, muitas vezes causando dúvidas nos estudantes na hora de decidir o foco de cada disciplina. Para isso existe a Matriz de Referência do Enem que informa o conteúdo e os eixos comuns das provas.

1º dia (03/10): 5h30 de duração

- 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira)
- 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia)
- Redação

2º dia (10/10): 5h de duração

- 45 questões de Matemática e suas Tecnologias
- 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física)

3 – Simulados

É hora de testar seus conhecimentos e simular como você se sairia na prova se ela fosse aplicada agora. Assim você pode ter uma noção maior de quais as áreas e disciplinas ainda precisa se dedicar mais e quais você já está mais preparado. Esse resultado te ajuda também na hora de montar seu cronograma e dividir seus estudos.

Esse é um método muito prático e dinâmico para ajudar você na hora dos estudos. Através das videoaulas, professores especialistas no Enem oferecem dicas de diferentes temas cobrados na prova. Ainda tem a vantagem de você poder assistir e pausar os vídeos na hora que quiser para anotar as informações mais importantes.


4 – Redação

Se você treinar, quando chegar na prova, mesmo que não conheça bem sobre o tema da redação você estará preparado para se embasar nos textos de apoio e produzir um bom conteúdo. Manter a rotina de estudos é extremamente importante para conseguir um resultado satisfatório na prova, mas para isso também é preciso ter equilíbrio nas outras áreas da vida e manter uma rotina saudável.

5 – Saúde e Lazer

Tirar um momento de lazer com os amigos e família é importante para o bem-estar e para o descanso, tanto do corpo quanto da mente. Além disso, manter uma alimentação saudável e reservar uma horinha para praticar uma atividade física vai te ajudar a ficar mais disposto e aguentar a maratona que é a prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário