Unidade VI – Século XX: Teatro

Nesta unidade, abordaremos os principais dramaturgos norte-americanos do século XX: Eugene O’Neill (Long Day's Journey Into Night), Tennessee Williams (A Streetcar named Desire), Arthur Miller (Death of a Salesman) e Edward Albee (Who’s Afraid of Virginia Woolf).


Exercícios:

1. Quais afirmações sobre a peça Who’s Afraid of Virginia Woolf? são corretas? 

I. As cenas são marcadas por discussões, insultos e flertes, sempre num tom irônico e inteligente. 
II. Atuam quatro personagens: George, professor de história da Universidade New Carthage; Marta, esposa de George e filha do presidente da Universidade; Nick, um jovem professor e sua esposa Honey. 
III. Trata-se de um drama em quatro atos, no qual a família retoma conflitos antigos que foram incapazes de esquecer.

a. I e III.
b. apenas a I.
c. I, II e III.
d. II e III.
e. I e II.

2. Assinale a alternativa INCORRETA sobre Long Day's Journey Into Night, de Eugene O’Neill:

a. As personagens são: James Tyrone e Mary, seus filhos Jamie (alter ego de O’Neill) e Eugene.
b. A peça apresenta vários elementos autobiográficos: o patriarca da família é um veterano ator egoísta, a matriarca é viciada em morfina, um dos filhos é alcoólatra e o outro sofre de tuberculose.
c. Trata-se de um drama em quatro atos, cuja ação se passa em agosto de 1912 na sala da casa de veraneio da família Tyrone.
d. Cada Ato apresenta um conflito ou conflitos paralelos entre duas personagens específicas.
e. Ao longo da peça, a família retoma conflitos antigos que foram incapazes de esquecer.

3. Assinale a alternativa correta sobre Eugene O’Neill:

a. Os temas centrais de sua obra são: a marginalidade, a busca pela compreensão, a repressão sexual, a solidão e a violência.
b. Sua obra é centrada nos aspectos sociais, no entanto apresenta uma constante preocupação com a dimensão humana das personagens.
c. Suas grandes influências foram os dramaturgos nórdicos Ibsen e Strindberg.
d. Introduziu o Teatro do Absurdo na cena americana.
e. Em 2005, o dramaturgo recebeu o Tony Award especial pelas realizações ao longo da carreira.


4. Quais afirmações sobre Arthur Miller são corretas? 

I. Sua peça The Crucible trata de um processo verídico contra alguns acusados de feitiçaria em 1692, numa crítica clara ao abuso de poder, existente em qualquer época, que não permite qualquer defesa dos acusados. 
II. Sua primeira peça, The Zoo Story (1958), estreou em Berlim e divulgou o autor americano na Europa. 
III. Em 1956, foi convocado a depor no comitê de atividades antiamericanas do senador McCarthy. Após vários meses de inquérito, o autor foi condenado a cumprir trinta dias na prisão.

a. II e III.
b. I e II.
c. I, II e III.
d. I e III.
e. apenas a III.

5. Assinale a alternativa INCORRETA sobre Death of a Salesman, de Arthur Miller:

a. Presente e passado/ duas peças paralelas: a que é dada pelo angustiante presente do protagonista, e outra que corresponde às suas reminiscências.
b. É considerada a peça mais significativa da dramaturgia norte-americana do século XIX.
c. No passado, Willy tinha tudo o que um homem precisava: Linda, sua esposa, os filhos Biff e Happy, que eram um sucesso, e um ótimo carro.
d. O protagonista Willy Loman acreditava no ideal do sonho americano.
e. Depois de 34 anos de trabalho, Willy não tem nada: nem sucesso, nem estima, nem emprego.


Nenhum comentário:

Postar um comentário