Unidade IV - Século XX: Faulkner, Fitzgerald e Hemingway

Nesta unidade, iremos estudar sobre três importantes autores da primeira metade do Século XX: William Faulkner e seu romance Som e Fúria, Francis Scott Fitzgerald e O Grande Gatsby, sua obra-prima, e Ernest Hemingway e O Velho e o Mar.

Leia a unidade completa...

Exercícios:

1. Assinale a alternativa INCORRETA sobre o romance The Old Man and the Sea, de Hemingway:

a. No início da narrativa, Santiago sente-se humilhado porque não pescava nada há 84 dias.
b. Devido ao peso do peixe-espada, Santiago não consegue transportá-lo para o barco, e o peixe com o anzol preso à sua boca, tenta, mas não consegue se soltar.
c. Apesar dos esforços para afastar os tubarões, Santiago termina sua viagem apenas com o esqueleto do grande peixe-espada.
d. O garoto Manolin é o único amigo do velho pescador, no entanto, devido às chacotas dos demais pescadores, trabalha em outro barco contra sua vontade.
e. Santiago consegue fisgar um enorme peixe-espada, porém, os dois lutam por quase um dia inteiro, até que o peixe desiste.


2. Quais afirmações sobre Francis Scott Fitzgerald são corretas? 

I. Seus romances e contos são repletos de imagens da vida reluzente e autodestrutiva das festas luxuosas das elites americanas. 
II. Mantinha uma vida de celebridade apenas com a venda de seus livros, um sucesso nos anos 20. 
III. É considerado o grande cronista americano dos anos 20, a Era do Jazz, período de enorme prosperidade econômica antes da crise de 1929
a. I e III.
b. II e III.
c. I, II e III.
d. apenas a III.
e. I e II.

3. Assinale a alternative INCORRETA sobre o romance The Sound and the Fury, de Faulkner:

a. A primeira parte (April 7, 1928) é narrada por Benjy que, devido à deficiência mental, apresenta os fatos de modo confuso.
b. Relata a decadência da aristocrática família Compson num ambiente racista no condado ficcional de Yoknapatawpha.
c. O romance é dividido em quatro partes, cada uma com um narrador distinto.
d. A última parte (April 8, 1928) é narrada pela velha criada negra Dilsey e ressalta sua rotina de trabalho e de seu filho Luster.
e. O título do romance é uma citação da peça Macbeth, em que Shakespeare definiu a vida como "uma história contada por um idiota, cheia de som e fúria, significando nada".


Nenhum comentário:

Postar um comentário