O que estuda a semântica?

O que estuda a semântica?

Quando falamos sobre semântica significa falar sobre o que as palavras significam e como são usadas. No nosso caso, estamos falando sobre a língua portuguesa, que é a língua que usamos para nos comunicar. Essa língua é como um conjunto de sinais que seguimos certas regras para usar corretamente, chamadas de regras gramaticais.

Quando usamos uma palavra como "pedra", ela nos faz pensar em algo sólido, como uma rocha. Essa palavra tem dois lados: o que falamos, que é o som e as letras que compõem a palavra, e o que ela significa, que é a ideia de uma rocha ou algo parecido.

Portanto, quando dizemos "pedra", estamos falando de um som (o significante) e da ideia de uma rocha (o significado). Isso é o que chamamos de semântica, que estuda como as palavras têm significado e como as usamos para nos comunicar.

O que estuda a semântica?


A semântica estuda o significado das palavras. É importante entender os significados para escolher as palavras certas ao expressar nossas ideias e pensamentos.

A semântica examina:

Sinonímia: palavras com significados semelhantes, como "bondoso" e "caridoso".

Antonímia: palavras com significados opostos, como "bondoso" e "maldoso".

Paronímia: palavras parecidas que têm significados diferentes, como "emigrar" e "imigrar".

Homonímia: palavras iguais que têm significados diferentes, como "acento" (sinal gráfico) e "assento" (lugar para sentar).

Polissemia: palavras com múltiplos significados, como "mão" (parte do corpo) e "mão" (forma de agir).

Considerando também, uma mesma palavra pode ter significados diferentes dependendo do contexto. Isso é chamado de denotação e conotação. Por exemplo, "admiro o voo dos pássaros" tem um sentido literal (denotação), enquanto em um poema, como o de Mário Quintana, pode ter um significado mais simbólico (conotação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário