Política: O que é esquerda e direita?

Política: O que é esquerda e direita?

A história da esquerda é longa e tortuosa na estrada da cultura greco-romana e suas descendentes contemporâneas. Começa lá na guerra entre os deuses e titãs que deu origem ao mundo grego, e vem até os movimentos sociais de esquerda atuais.

Um dia, se vocês se comportarem, eu conto essa história.

O que é importante hoje, inicialmente é que entendam que a ideia em si só é praticamente medieval.

Lembra daquela história em que o rei colocava sentado a sua direita a pessoa em quem mais confiava, e o seu soldado mais débito era chamado de "braço direito"? Isso é por que politicamente a direita ajuda a manter o poder como ele é, sem redistribuir ou alterar a forma de governo. A esquerda é aquela que tira o poder daquele que o detem, para o redistribuir e estabelecer nova ordem

A esquerda sempre foi mal vista até hoje por que desde a idade média, ir contra o governo tem uma conotação de maldade moral. Não é atoa que muita gente canhota teve que aprender a escrever com as duas mãos. Para você ter uma ideia, em latim, esquerda se chama sinistra.

Parece algo determinantemente negativo, mas a ideia, mais uma vez, aqui não é julgar, mas sim compreender.

Dois bons exemplos são a Revolução Francesa e a Revolução Russa, que definiram que o governo monárquico absolutista não era mais saúdavel e aplicou uma série de golpes, até finalmente mata-lo.

E hoje, como você pode fazer, para saber se, neste contexto a cima, uma mudança é realmente de direita ou realmente de esquerda?

É claro, tem de se levar em consideração o ponto de partida atual da politica de cada lugar, alguns de nós já começa com o centro configurado na direita ou na esquerda. Mas quanto mais centralizador e unificador é o efeito de uma política,  mais de direita ele é, agora se ele pretende fazer mudanças que dividem o poder entre mais partes, será de esquerda. Tente ter uma ideia física assim

Da direita para a esquerda temos:

DIREITA CONSERVADORA.

É aquela em que as politicas tentam reafirmar o poder, de forma a fazer valer sua autoridade e seu controle sobre o governo

DIREITA PROGRESSISTA

É aquela que tenta manter o governo no poder como está, executando pequenas alterações, cedendo um certo espaço para tornar aquele governo mais durador e sustentável.

ESQUERDA MODERADA

É aquela esquerda que defende mudanças fortes, mas que as persegue de forma sutil, sem impactar diretamente o sistema atual.

ESQUERDA EXTREMA

Defende as mesmas mudanças que a esquerda moderada, as vezes, mas acredita que transições suaves não geram resultados aceitáveis, e que alternativas mais revolucionárias são cabíveis.

Tanto a conservadora quanto a extrema consideram as outras duas como lentas e ineficientes, assim como estas, a progressista e a reacionária, geralmente consideram as outras duas como violentas e perigosas

Um exemplo. Se uma politica define que o poder de decretar um imposto está nas mãos de uma câmara de deputados ricos em vez de apenas do presidente, essa politica pode ser de direita progressista, mas ela ainda está relativamente a esquerda de uma política de direita conservadora, que determinaria que o decreto deveria estar apenas na mão do presidente.

Agora a minha pergunta para você é, existe politica de centro?


Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário