Para que serve o Basecamp?

Com o objetivo de diminuir a enorme quantidade de reuniões e otimizar o desenvolvimento dos trabalhos, o Basecamp é um software com plataforma Web, que gerencia os projetos que podem ser de diversas áreas. Projetado pela empresa do americano Jason Fried (37Signals) no ano de 2004, cujo intuito foi a estruturação do sistema com capacidade para suportar milhares de acessos simultâneos. Construído na linguagem Ruby on Rails, foi desenvolvido um protótipo framework para utilização na web. Mesmo sua base de clientes sendo constituída por médias empresas, quase dez anos mais tarde, Jason possui em sua carteira, grandes marcas como: USA Today, Kellog's e Adidas.


Com layout limpo e simples de usar, o software possui muitas funcionalidades, pois sua missão é produzir um sistema de fácil utilização e que demande pouco tempo para resolver os problemas. Dentre as inúmeras usabilidades, pode-se destacar as seguintes: Compartilhamento de arquivos, com capacidade para armazenar e compilar todos os documentos e pastas em um lugar, onde as informações sobre o andamento do projeto também são visualizadas por todos os usuários cadastrados. A Lista de Tarefas é uma planilha com as pautas do dia, que podem ser indicadas e delegadas a os responsáveis, com a opção de trocar informações; a Lista pode ser criada como qualquer título e no decorrer do projeto, é possível incluir imagem, textos e anexos. Existe ainda a seleção de Milestones, para inclusão de Deadlines (traduzido para o português Prazo) e também os Deliverables (trabalhos a serem entregues). O Writeboards funciona como o Word, nele é possível incluir e editar textos e compartilhar com os usuários selecionados, os quais podem sugerir e alterar o conteúdo. E por fim, o Basecamp dispõe da função Mensagens, como forma de uma comunicação instantânea e rápida entre os integrantes do projeto.


Trata-se se um software que pode diminuir ou eliminar o tempo ocioso de um projeto e torná-lo mais eficiente. Seu uso é ilimitado mediante o pagamento dos planos mensais, que variam de U$ 24,00 a U$ 149,00 em pacotes do tipo Premium, sem limite de número de usuários. Porém é possível utilizar o Basecamp gratuitamente, apenas para um projeto, como uma versão de demonstração. Tido por muitos como uma excelente ferramenta e plataforma de colaboração instantânea e eficiente, o Basecamp pode ser utilizado em diferentes tipos de organização e está disponível nas línguas: Inglês, Português, Alemão, Espanhol, Grego, Japonês, Italiano, Francês e Russo.

Fonte:



Nenhum comentário:

Postar um comentário