O termo  banco de dados  tem duas aplicações distintas. Alguns falam que banco de dados é o mesmo que SGBD, ( Sistema Gerenciador de Banco d...

O que é Banco de Dados na informática?

O termo banco de dados tem duas aplicações distintas. Alguns falam que banco de dados é o mesmo que SGBD, (Sistema Gerenciador de Banco de Dados), ou seja, um programa para gerenciar dados. O termo também é utilizado para definir uma Base de dados (grupo de dados agrupados por um SGBD ).


Para criar a base de dados o SGBD utiliza uma linguagem. A mais utilizada atualmente é o SQL, (Structured Query Language).
Existem vários SGBDs  no mercado. Alguns são pagos, outros gratuitos. Para criar um banco de dados não é preciso aprender a linguagem SQL, existem programas que criam uma interface gráfica, gerando um código em SQL automaticamente.

Alguns SGBD:
  • SQLServer: Um dos maiores SGBD do mundo, sob licença da Microsoft, tem versões pagas e gratuitas.
  • MySQL: O MySQL é um software livre, com código fonte aberto e uso gratuito.
  • FirebirdSQL:  Roda na maioria dos sistemas Unix, e tem código fonte aberto.
  • mSQL:  Criado pela Hughes Technologies Pty Ltd., trabalha mais com o uso eficiente da memória, e é um sistema pequeno. Sua licença é altamente controlada pela empresa dona do produto.
  • Microsoft Access: é um SGBD da Microsoft que acompanha o pacote Office. É muito utilizado para a aprendizagem e tem poucas atribuições profissionais, devido a sua limitação muito grande em armazenamento.
Para armazenar um dado, é necessário criar tabelas, dentro das tabelas são criadas colunas, onde as informações são armazenadas. Para os dados da base de dados ficarem organizados, devem ser criadas tabelas que não misturem informações.

Os comandos variam de um SGBD para o outro. Embora a linguagem seja a mesma, o comando para declarar um tipo de campo varia entre os Bancos de dados.

Para quem esta começando na área de armazenamento de dados, o Access é o mais indicado, pois tem uma interface amigável o que facilita sua utilização.

Referências:

DUARTE, Eber, M. SQL e Programação de Banco de Dados. Disponível em: <http://www.criarweb.com/artigos/667.php> Acessado em: 26 de Nov. 2010.

BANCO DE DADOS : INTRODUÇÃO disponível em:<http://www.macoratti.net/banco.htm> Acessado em: 26 de Nov. 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário