Alderi Souza de Matos


Alderi Souza de Matos
é um professor, teólogo, historiador, pastor, escritor e apresentador televisivo presbiteriano brasileiro, que é atualmente o historiador oficial da Igreja Presbiteriana do Brasil.
Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul (1974); Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1979); Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (1983); Mestre em Novo Testamento pela Escola Teológica Andover Newton (1988) ; Doutor em História da Igreja pela Escola de Teologia da Universidade de Boston. (1996)

Desde 1997 é professor no Instituto Presbiteriano Mackenzie, em diversas áreas de pós-graduação em Teologia. Atua como professor de História da Igreja na Universidade Presbiteriana Mackenzie e no Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper. Nos anos de 2004 e 2006 tornou-se revisor e membro do corpo editorial, respectivamente, da Revista Fides Reformata. Alderi Souza de Matos é também o historiador oficial da Igreja Presbiteriana do Brasil, colaborador do Jornal Brasil Presbiteriano, Revista Ultimato, da Revista Servos Ordenados e apresentador do programa televisivo "Flashes da História" na TV Mackenzie Digital.


É presbítero docente (pastor) na Igreja Presbiteriana Paulista, tendo sido anteriormente pastor em várias igrejas presbiterianas no Brasil e nos Estados Unidos da América desde 1995. É casado com Cíntia Mendes Ferreira de Matos e tem dois filhos chamados Pedro Paulo e Luis Eduardo.

Alderi é autor de diversos textos relacionados a teologia reformada e a História da Igreja, sendo muitos deles considerados como referências históricas e teológicas entre os presbiterianos no Brasil.

É autor dos livros:

Os Pioneiros Presbiteiranos do Brasil (1859-1900): Missionários, Pastores e Leigos do Século XIX (Editora Cultura Cristã, 2004).

A Caminhada Cristã na História: A Bíblia, a Igreja e a Sociedade Ontem e Hoje (Editora Ultimato, 2005).

O Que Todo Presbiteriano Inteligente Deve Saber (Socep, 2007), em co-autoria com Adão Carlos Nascimento

Fundamentos da Teologia Histórica (Editora Mundo Cristão, 2008).

Erasmo Braga, o Protestantismo e a Sociedade Brasileira: Perspectivas sobre a Missão da Igreja (Editora Cultura Cristã, 2008).

Uma igreja peregrina: História da Igreja Presbiteriana do Brasil de 1959 a 2009 (Editora Cultura Cristã, 2009)

É ainda coautor nos livros:

Fé Cristã e Misticismo (Editora Cultura Cristã, 2013)

Cristo e a Cruz (Editora Cultura Cristã) 

Tags :

Nenhum comentário:

Postar um comentário