Unidade V - Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio e Educação Profissional

Unidade V - Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio e Educação Profissional

Na aula de hoje, você conhecerá melhor três esferas da Educação Básica: Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Ensino Médio e Educação Profissional.

EXERCÍCIOS:

1. Assinale a alternativa que indica de maneira correta a definição de transposição didática e contextualização, respectivamente:

A. Transformar o saber científico em saber a ser ensino de modo didático, na escola; relacionar o que está sendo ensinado com a experiência imediata ou cotidiana.
B. Mudar a didática para adaptá-la à orientação das DCNs – Diretrizes Curriculares Nacionais; utilizar uma explicação puramente lógica em conformidade com o referencial teórico de cada disciplina.
C. Aprofundar os conceitos ensinados no ensino fundamental; modificar o modo de ensinar para que a matéria da disciplina não se torne repetitiva.
D. Orientar a didática pelas ideias políticas do professor; ensinar a disciplina acompanhada por um discurso moral que sirva de modelo de comportamento para o aluno.
E. Trazer para a sala de aula o resultado das mais recentes pesquisas científicas; antecipar hipoteticamente a realidade a ser vivida pelo aluno quando ele se tornar adulto.

2. Analise as frases a seguir quanto à sua conformidade com as determinações da Lei 9394/96 – LDB para os cursos de ensino médio:

I – Poderão ter carga horária e currículo diferenciados, propiciando diferentes modalidades de formação em conformidade com a diversidade de interesses, possibilidades e multiplicidade de estilos de vida próprios do mundo contemporâneo.
II – Devem cumprir as mesmas determinações legais quanto às finalidades, diretrizes curriculares, disciplinas obrigatórias, características da formação geral, carga horária e número de dias letivos, oferecendo habilitação equivalente a todos os educandos.
III – Devem garantir a introdução dos jovens em determinada área de atuação profissional, conforme suas diferenças de interesses e habilidades, oferecendo diferentes habilitações e prosseguimento de estudos em certa área do conhecimento.
IV – Deverão propiciar a consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitar o prosseguimento dos estudos, aprimorar o educando como pessoa humana e relacionar a teoria com a prática no ensino de cada disciplina.

Correspondem às determinações da LDB para o ensino médio apenas o que se afirma em:

A. I e II
B. I e III
C. II e III
D. II e IV
E. III e IV

3. Sobre a educação de pessoas jovens e adultas no Brasil, é correto afirmar que:

A. Existe como direito desde a década de 1930, cresceu nas décadas seguintes e recebeu atenção tanto de movimentos populares como dos governos militares.
B. Foi criada pela Constituição Federal de 1988 e se desenvolveu apenas depois da promulgação da LDB, em 1996.
C. Tem prioridade na atribuição de verbas e recursos do governo federal.
D. Sua oferta não é obrigatória, pois o educando deve assumir sua responsabilidade por não ter estudado na idade certa.
E. Trata apenas da alfabetização, pois sua importância é apenas estatística e não pessoal e econômica.

4. Quanto à educação profissional técnica de nível médio, é correto afirmar que:

A. será oferecida a todos os educandos, conforme suas habilidades e interesses.
B. será oferecida como atividades optativas dentro da carga horária mínima de 3 anos com 800 horas E. 200 dias letivos anuais.
C. não cabe nas 2400 horas do ensino médio e deverá ter carga horária adicional.
D. deverá ser oferecida em todos os estabelecimentos de ensino médio.
E. corresponde à preparação básica para o trabalho e não prepara para um posto de trabalho ou carreira específica.

5. O Parecer CNE/CEB 11/2000, ao tratar da Educação de Jovens e Adultos, destaca a importância de promover o letramento do educando. Assinale a alternativa que indica o significado de letramento.

A. Ensinar o domínio do alfabeto.
B. Desenvolver a capacidade de ler e escrever.
C. Estágio da alfabetização em que o educando aprende as letras do alfabeto.
D. Desenvolver a capacidade de fazer uso social da leitura e da escrita.
E. O mesmo que alfabetização.

Todas as respostas estão corretas, estudem!

2 comentários:

  1. Considere as duas listas a seguir: a lista A, com as funções da EJA (Educação de Jovens e Adultos); e a lista “B”, com as definições dessas funções:
    Lista A:
    I – Função reparadora
    II – Função equalizadora
    III – Função qualificadora
    Lista B
    1 – Tarefa de corrigir as grandes desigualdades na educação e na vida social, consequências das nossas estruturas arcaicas, promovendo a reentrada no sistema educacional daqueles que tiveram uma interrupção forçada de sua escolarização.
    2 – Tarefa de propiciar atualização de conhecimentos por toda a vida; educação permanente (ou continuada), importante pelo caráter incompleto do ser humano.
    3 – Tarefa de restaurar direitos civis que foram negados, como o direito a uma escola de qualidade, restauração fundamental porque dessa negação resulta uma perda social e a negação da igualdade ontológica do ser humano.
    Agora, assinale a alternativa que indica corretamente a correspondência entre as listas A e B, ou seja, entre cada função da EJA e sua definição:

    ResponderExcluir