Unidade III - O Romantismo Inglês - Poesia

Unidade III - O Romantismo Inglês - Poesia

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Observaremos nesta unidade as principais características da poesia do pré-romantismo e romantismo inglês, representada pelas figuras dos poetas William Blake, William Wordsworth, Samuel Taylor Coleridge, Lord Byron, Percy Bysshe Shelley e John Keats.


Exercícios:

1. Analise o poema Quando tenho temores, de John Keats e identifique a alternativa que apresenta uma possibilidade válida de interpretação da obra.

Quando tenho temores em cessar de ser Antes que a pena ceife este cérebro arfante Frente a pilhas de livros em gráficos lances, Qual no celeiro os grãos ao amadurecer; Quando contemplo a noite e a estrelada face, Grandes nublados signos em nobre romance, Julgo não estar vivo a fim de que me trace Suas sombras na mágica mão de uma chance; E quando sinto, bela humana alma de uma hora Que nunca mais a ti voltarei a mirar, Jamais terei sabor na força encantadora Do amor irrefletido – então no limiar Do imenso mundo, penso eu na vida isolada, Até que Amor e Fama afundem-se no nada.

A. O eu-lírico reflete sobre a transitoriedade da vida, bem assim como sobre a certeza da morte.
B. O eu-lírico reflete sobre a imortalidade da alma, que continuará a existir após a morte.
C. O eu-lírico reflete sobre a perfeição da natureza, em que cada elemento coopera para que todas as coisas ocorram no tempo ideal.
D. O eu-lírico reflete sobre a dor que sente pela falta de sua amada que ele nunca mais verá.
C. O eu-lírico reflete sobre a imutabilidade de todas as coisas que, como a natureza e a arte são eternas e perfeitas.


2. Com relação à produção literária de Percy B. Shelley pode-se afirmar que.

A. Seus poemas reproduzem as instabilidades e tensões próprias do movimento romântico, oscilando entre o entusiasmo e a decepção.
B. Seus poemas revelam a falta de habilidade de Shelley em articular a linguagem poética e as imagens evocadas.
C. Seus poemas enfatizam a visão objetiva da sociedade, servindo como instrumento de crítica e posicionamento sócio-histórico.
D. Seus poemas são compostos por linguagem clara e objetiva, pois se considera o uso de símbolos próprio do pré-romantismo.
E. Seus poemas rompem com a estrutura lírica clássica, abandonando a utilização de estrofes ou rimas.



3. A poesia escrita por Coleridge diferencia-se daquela composta por Wordsworth principalmente com relação ao seguinte aspecto:
A. A poesia de Coleridge utiliza-se do cotidiano para criar imagens arrebatadoras.
B. A poesia de Coleridge busca criar uma atmosfera sobrenatural e misteriosa.C. A poesia de Coleridge busca na natureza a imagem da perfeição que a associa ao divino.
D. A poesia de Coleridge é mais subjetiva que a de Wordsworth, uma vez que este último aborda questões do cotidiano.
E. A poesia de Coleridge apresenta discussões sociais que revelam a insatisfação dos românticos com relação à industrialização.


4. Leia o fragmento abaixo, extraído do poema To a Distant Friend, de William Wordsworth, e assinale a alternativa que elenca algumas características românticas presentes no texto.

Por que estás em silêncio? É teu amor a planta De tanta fraca fibra em que o pérfido ar De ausência o que era assim formoso irá secar? Nem dívida a pagar, dádiva que garanta?

Porém meu pensamento em ti é vigilante, Atado a teu serviço em incessante zelo – A mente sem doar requer um mendicante

A. Culto à morte e subjetividade.
B. Presença da natureza e misticismo.
C. Idealização da figura feminina e subjetivismo.
D. Subjetividade e desejo de solidão.
E. Sensualidade e simplificação da linguagem.

5. Don Juan, obra-prima de Lord Byron é vista por alguns críticos como um texto que foge ao romantismo porque.
A. A obra utiliza-se de um herói já existente na literatura espanhola, o que implica em plágio.
B. A obra apresenta a figura de um herói nos moldes clássicos, fato que contradiz o espírito contestador romântico.
C. A obra não apresenta descrições precisas da natureza, problema que gera falta da verossimilhança.
D. A obra utiliza-se de sátira para criticar a sociedade e provoca, portanto, o riso.
E. A obra está inacabada, o que a desqualifica como texto em busca da perfeição.

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