15 erros que você pode estar cometendo ao fazer o seu TCC

15 erros que você pode estar cometendo ao fazer o seu TCC

TCC, ou trabalho de conclusão de curso, é um trabalho essencial para quem está concluindo alguma etapa da vida acadêmica. Nele o estudante deve defender uma hipótese através de pesquisa bibliográfica ou de campo, explicando os principais problemas e hipóteses de soluções através dessa pesquisa.

Para ter uma boa nota é importante saber escrever o TCC de maneira correta. Existem algumas regras da ABNT para servir de guia e aqui listamos os 15 erros mais comuns para te ajudar.

Gramática 

Parece meio óbvio, mas um bom TCC também tem uma boa gramática. É importantíssimo reler tudo depois de escrito para garantir que não existem erros de ortografia ou concordância. 


Não ter um objetivo 


Toda pesquisa precisa ter um objetivo mesmo que ele não seja atingido. Então tenha em mente onde quer chegar com esse trabalho, o que você quer descobrir ou provar, para que possa servir de norte durante todo o processo.

Deixar o tema indefinido 

Pense em um tema como “Espécies de animais na mata atlântica” como um TCC de biologia. Dá para saber sobre o que é ou onde quer chegar? De maneira alguma. Temas muito abertos dificultam a pesquisa, é importante defini-los.

Esquecer o projeto 

Antes de construir uma casa ou produzir uma peça é necessário fazer um projeto, com oTCC é igual. Faça um projeto bem feito para servir de guia e facilitar seu trabalho.

Ficar trocando de tema 

Às vezes o grupo acha um tema muito difícil ou chato e resolve mudar, não tem problema fazer isso uma vez só no início do trabalho. O problema começa quando o grupo resolve fazer isso algumas vezes, dessa maneira é impossível chegar a algum lugar ou concluir o trabalho.

Escrever um texto subjetivo 

Um TCC precisa ser o mais objetivo possível. Evite demonstrar emoções na argumentação e nunca use escrita em primeira pessoa.

Fazer frases compridas 

Fica mais fácil de ler qualquer coisa dividida em frases curtas ou tópicos. Como o TCC deve ser uma dissertação então opte por frases sucintas e curtas para facilitar o entendimento e a leitura.

Metáforas desnecessárias 

O TCC não é uma obra da literatura, então nada de ficar floreando o texto, enchendo de descrições ou fazendo comparações e metáforas. Só explique seu tema e argumente.

Escrever nome de marca ao invés de produto 

Esse é o caso de produtos como Bom Bril, Cotonete, Durex e outros. Durante o texto escreva somente o nome comum e nunca a marca de alguma coisa, fale em palha de aço, hastes flexíveis e fita adesiva, por exemplo.

Exagero nos adjetivos 

Adjetivos demais deixam o texto poluído, pouco formal e também incomodam na hora da leitura. Mantenha o texto limpo e use adjetivos o menos possível para caracterizar suas palavras, elas não precisam ser elogiadas nesse momento.

Vocabulário sofisticado ou antiquado 

Todo mundo quer impressionar no TCC e às vezes tentam fazer isso pela escrita. Usar um vocabulário muito sofisticado, complexo ou antiquado só deixará o texto mais difícil de ser compreendido e pode até acabar em erro caso o escritor não conheça bem todas as palavras que usou.

Clichês 

Frases prontas, clichês e pérolas da sabedoria popular não possuem lugar na vida acadêmica e muito menos no TCC. Evite.

Escrever sobre vários assuntos 

Nunca desvie do assunto. Seu texto deve focar no tema, todo o resto não tem lugar no TCC.

Repetir palavras 

Pegue um dicionário de sinônimos na hora de escrever e use-o muito. A repetição de palavras polui um texto e tira todo seu estilo.

Inverter a ordem das frases 

Esse recurso literário parece atraente na hora de tentar fazer o texto mais estilo, mas na verdade só deixa óbvia como o escritor é amador. É importante deixar o texto simples e limpo para melhorar a leitura.


Tags :

Nenhum comentário:

Postar um comentário