Quem foi J. R. R. Tolkien

Quem foi J. R. R. Tolkien

Conheça um pouco sobre o autor e escritor J. R. R. Tolkien.

J. R. R. Tolkien (1892-1973) foi um escritor, filólogo e professor universitário inglês, autor de Senhor dos Anéis e Hobbit, verdadeiros clássicos da literatura fantástica. Em 1972 foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II.


John Ronald Reuel Tolkien, conhecido como J. R. R. Tolkien, nasceu em Bloemfontein, África do Sul, no dia 3 de janeiro de 1892. Filho do inglês Arthur Tolkien, bancário que trabalhava no Bank of África, e de Mabel Suffield Tolkien, viveu na África do Sul até a morte de seu pai em 1896, ano em que se mudou com sua mãe e seu irmão para a cidade de Birminghan, na Inglaterra. A conversão de sua mãe da Igreja Anglicana para o catolicismo lhe marcou profundamente, tornando-se também um católico fervoroso. Em 1908 ingressou no Exeter College, da Universidade de Oxford e logo mostrou interesse pela filologia e por antigas sagas e lendas nórdicas.

Em 1904, após a morte de sua mãe, Tolkien e seu irmão foram entregues aos cuidados do padre jesuíta Francis Xavier Morgan que Tolkien mais tarde o descreveu como um segundo pai. Especializou-se em línguas Anglo-Saxônicas, língua alemã e literatura clássica na Universidade de Oxford. Em 1914 alistou-se no Lancashire Fusilieres. Em 1916 casou-se com Edith Bratt. Depois de servir na Primeira Guerra Mundial, continuou seus estudos de Linguística na Universidade de Leeds. Entre 1925 e 1945 lecionou língua e literatura anglo-saxônica na Universidade de Oxford, quando se especializou em literatura medieval.

Depois de publicar os ensaios “Sir Gawain e o Cavaleiro Verde” (1925) e “Beowulf” (1936), iniciou a criação de um personagem mitológico inspirado em uma saga épica medieval, repleta de elementos fantásticos e de seres e mundos imaginários. A novela denominada “Hobbit” (1937) escrita para crianças, narra as aventuras de um povo pacato e sensato que vive na mítica “Terra Média”, junto com elfos, duendes e magos.

O livro Hobbit foi o ponto de partida para um ambicioso ciclo épico que se concretizou com a trilogia de “O Senhor dos Anéis” (1954-1955), dividida em três volumes: “A Sociedade dos Anéis” (1954), “As Duas Torres” (1954) e “O Retorno do Rei” (1955). Ao contrário do Hobbit, O Senhor dos anéis é um livro escrito para adultos. O eixo principal da história se constitui em uma oposição entre o bem e o mal. A obra recebeu grande acolhida na década de 60 e se converteu em um livro cultuado pelos leitores.

A atividade de J. R. R. Tolkien como novelista é inseparável da de filólogo. Sua paixão por línguas antigas, como o grego, o anglo-saxão, o inglês medieval, o galês, o gótico, o finlandês, o islandês e o norueguês antigos, o levaram a criar sons e inventar uma linguagem, seguindo um método rigorosamente filológico. Em Senhor dos Anéis, Tolkien criou um reino de fantasia cujos habitantes são os hobbits, seres pequenos que possuem uma língua própria com uma gramática perfeitamente desenvolvida.

J. R. R. Tolkien faleceu em Bournemouyh, Inglaterra, no dia 2 de setembro de 1973.


A obra de J. R. R. Tolkien foi adaptada e levada para o cinema sob a direção de Peter Jackson, na trilogia: O Senhor dos Anéis (2001), As Duas Torres (2002) e O Retorno do Rei (2003), e O Hobbit – Uma jornada Inesperada (2012).

Obras:

- Silmarillion (1977) obra póstuma

Nenhum comentário:

Postar um comentário