Quem foi Thomas Jefferson

Quem foi Thomas Jefferson

Thomas Jefferson (1743-1826) foi o terceiro presidente dos Estados Unidos, exercendo dois mandatos entre 1801 e 1809. Foi o redator do texto da Declaração da Independência.

Leia Também: Tenha acesso ao texto da Declaração da Independência dos EUA.


Tomás Jefferson nasceu em Shadwell, Virgínia, Estados Unidos, no dia 13 de abril de 1743. Filho de Peter Jefferson e Jane Randolph ficou órfão de pai aos 14 anos de idade, herdando uma vasta extensão de terras. Formou-se em Direito em 1767, exercendo a advocacia durante sete anos. Nessa época casou-se com a viúva Martha Wayles Skelton.

Iniciou-se na política colonial em 1769, quando foi eleito para a Câmara dos Burgueses. Nessa mesma época iniciou a construção de “Monticello”, uma residência em estilo palladiano, que hoje é Patrimônio Mundial da Humanidade.
Grande defensor da Independência, em 1774 escreveu “A Summary View of the Rights of British America”, onde defendeu que o Parlamento britânico não tinha qualquer direito de governar as colônias, alegando que eram independentes desde sua fundação.

Em 1775, foi nomeado delegado da Virgínia, para o segundo Congresso Continental. Foi escolhido para redigir a Declaração da Independência, que foi assinada no dia 4 de julho de 1776. Durante a Guerra da Independência, voltou para Virgínia, onde foi eleito governador para a legislatura de 1779 e 1781.
Thomas Jefferson exerceu a carreira diplomática na França, em 1784, como assessor do embaixador Benjamin Franklin. No ano seguinte assumiu o cargo de Embaixador, permanecendo na França, entre 1785 e 1789. De volta aos Estados Unidos, em 1790, foi nomeado Ministro do Exterior na presidência de George Washington.

Com sérias divergência em política econômica e exterior com o Ministro da Fazenda, Alexander Hamilton, fez surgir duas correntes partidárias: o Partido Federalista e o Partido Democrático Republicano.

Em 1796, Thomas Jefferson candidatou-se à presidência da república, perdendo para Johm Adams, passando então a exercer a vice-presidência, conforme a lei em vigor. Em 1780 foi novamente candidato, sendo eleito o terceiro presidente dos Estados Unidos, exercendo dois mandatos seguidos, entre 1801 e 1809. Foi o primeiro presidente do partido Democrata-Republicano.

A prioridade de seu governo foi o desenvolvimento do país. A principal realização foi a aquisição do vasto território da Louisiana, comprado à França em 1803, duplicando a área dos Estados Unidos. Reeleito em 1804, procurou evitar que o país fosse envolvido nas guerras napoleônicas e defendeu os direitos marítimos, como uma nação neutra. Após cumprir o segundo mandato, retirou-se da vida pública indo morar em Monticello. Seu último grande feito foi a fundação da Universidade da Virgínia, onde foi o primeiro reitor.


Thomas Jefferson faleceu em Monticello, Virgínia, Estados Unidos, no dia 4 de julho de 1826, no quinquagésimo aniversário da Declaração da Independência dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário