Análise de Requisitos

[YOUR ADS HERE]






A Análise de Requisitos ou Engenharia de Requisitos é um aspecto importante no Gerenciamento de Projetos, é a responsável por coletar dados indispensáveis, necessários, exigências de que o usuário necessite para solucionar um problema e alcançar seus objetivos. Assim como determinar as suas expectativas de um usuário para determinado produto.

Segundo a IEEE (1990) a análise de requisitos é um processo que envolve o estudo das necessidades do usuário para se encontrar uma definição correta ou completa do sistema ou requisito de software.


Essa análise de requisitos é vital para o desenvolvimento do sistema, ela vai determinar o sucesso ou o fracasso do projeto. Os requisitos colhidos devem ser quantitativos, detalhados e relevantes para o projeto. Pois eles fornecerão a referência para validar o produto final, estabelecerão o acordo entre cliente e fornecedor sobre o que e o software fará e consequentemente reduzirão os custos de desenvolvimento, pois requisitos mal definidos implicam num retrabalho.

Dentro deste contexto é importante a comunicação e o envolvimento constante com os usuários do software, pois eles influenciarão no resultado final do produto.

A Análise de Requisitos vai consiste em:

Reconhecer o problema – nesta fase encontra-se a especificação do sistema, o planejamento, o contato do analista com o cliente com a intenção de entender a visão do cliente com relação ao problema.

Avaliar o problema e a síntese da solução – tem-se o entendimento do problema, e faz-se a identificação das informações que serão necessárias ao usuário, identificação das informações que serão necessárias ao sistema e a seleção da melhor solução possível dentro das soluções propostas.

Modelar (Modelagem) – é um recurso usado para o suporte da síntese da solução, o modelo vai apresentar ferramentas que facilitarão o entendimento do sistema, como as funcionalidades, informações e comportamento do sistema.

Especificar os requisitos – consolida funções, interfaces, desempenho, o contexto e as restrições do sistema.

Revisar (Revisão) – Juntos, cliente e analista, avaliarão o objetivo do projeto com o intuito de eliminar possíveis redundâncias, inconsistências e omissões do sistema, obtendo uma mesma visão.
Tipos de requisitos

Requisitos do projeto
– requisitos do negócio, gerenciamento e entrega do produto.

Requisitos do produto – requisitos técnicos, de segurança, de desempenho, etc.

Requisitos funcionais: eles vão estabelecer como o sistema vai agir, e o que deve fazer, as funcionalidades e serviços do sistema, devendo ser descritos detalhadamente. Nesta face, pode-se usar o MER, modelos de casos de uso, fluxogramas, para facilitar o entendimento das funções do sistema.

Requisitos não funcionais: definem as propriedades do sistema e suas restrições. Ex.: a confiabilidade do sistema, o tempo de resposta do programa, o espaço em disco.
Técnicas de Análise de Requisitos

Entrevista – Consiste na investigação direta com os clientes e usuários, fazendo entrevistas para coletar suas expectativas.

Brainstorming – conhecida também como “Tempestade de idéias” essa técnica consiste em coletar idéias, não descartar ou desprezar qualquer tipo de idéia que surja no processo e selecionar a melhor idéia possível podendo ser uma combinação de idéias.

Questionários e pesquisas – podendo ser os questionários com perguntas fechadas no qual caiba apenas as respostas sim ou não, ou perguntas abertas, na qual possibilita a descrição segundo o usuário de suas atividades e possíveis problemas, levando em consideração as opiniões expressas do usuário.

Observação – o analista dispõe de tempo para observar as atividades do usuário, como utiliza o sistema e como se comporta diante de situações problemáticas.

Neste contexto há outras técnicas tais como workshops, mapas mentais, protótipos etc.

A análise de requisitos vai ser o processo a determinar as necessidades e interesses dos steakholders para atingir seus objetivos.

Referências: 


Engenharia de Software - Disponível em: <http://www.governancamunicipal.sp.gov.br/conteudo/arquivos/Analise%20de%20requisitos.pdf >– Acessado em: 15 de março de 2012.

FILGUEIRAS, Dra. Lúcia V. L.; MELNIKOFF, Dra. Selma Shin Shimizu – Engenharia de Software – Disponível em: http://www.pcs.usp.br/~pcs0409/pdfs/Analise_Requisitos.PDF - Acessado em: 15 de março de 2012.

HUZITA, Dra. Elisa H. M. – Engenharia de Requisitos – Disponível em: <http://www.din.uem.br/~emhuzita/download/EngSw/es-requisitos.pdf> - Acessado em: 18 de março de 2012.

IEEE - Instituteof Eletricaland Eletronics Engineers. Standards Glossary of Software
Engineering Terminology: Std 610.12, N.Y.,1990. 84p.

PORTELA, Cristiano R.R. – Análise de Requisitos Conceitos – Disponível em: <http://www.paiossin.com/wordpress/wp-content/uploads/2011/11/Anlise-de-Requisitos-Conceitos.pdf> - Acessado em: 24 de março de 2012.

Search Software Quality - Requirements Analysis – Disponível em: <http://searchsoftwarequality.techtarget.com/definition/requirements-analysis> - Acessado em 18 de março de 2012.

WIKIPÈDIA – Análise de requerimento de software - Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_de_requerimento_de_software> - Acessado em 20 de março de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário