Dicas Para Estudar Sozinho em Casa

Dicas Para Estudar Sozinho em Casa

Aqui vai algumas dicas muito boas para quem gosta de ser um auto-didata.

Estudar sozinho, tarefa fácil ou difícil?

Para algumas pessoas estudar sozinho é algo natural para outras uma tarefa um tanto difícil, quando o estudante decide que vai estudar sozinho em casa deve estar preparado para se dedicar e ter compromisso com seus estudos, se organizar para não se dispersar com facilidade o que pode atrapalhar e muito em seu desempenho, criar uma rotina diária de estudos vai ajudar muito a manter a disciplina e ter um bom desempenho nas provas.

Procure conversar com sua família antes de começar os estudos mostre sua rotina de estudos em qual ambiente da casa vai ficar e peça a colaboração de todos, pois isso também é essencial quando se estuda em casa. Outra vantagem quando esta estudando em casa e sozinho é que além de programar sua rotina e seus horários você também programa seu tempo de descanso, deixe um cantinho reservado no mesmo ambiente de estudos com um lanche, uma água um suco, tire pelo menos uns 10 minutos para relaxar.

Estudando sozinho o aluno tem mais tempo para seu estudo individual onde vai focar no que realmente tem dificuldade e buscar soluções e formas de aprender e memorizar os temas, não tendo que revisar muitas vezes um mesmo assunto que já domine como acontece quando se estuda em grupo e às vezes a dificuldade do colega não é a sua.

Dicas que podem ajudar você se organizar os estudos

1 - Leitura geral


Sempre que for ler um livro faça uma leitura rápida e geral lendo o primeiro e último paragrafo para perceber qual assunto é abordado, depois faça uma leitura com mais calma, fazendo pesquisas sobre o tema que esta lendo buscando entender sobre o assunto.

2 - Marque o texto 


Procure marcar somente as palavras-chave, evite sublinhar o paragrafo inteiro, se julgar importante faça anotações ao lado para recordar que aquele trecho é importante, evitando assim marcar palavras e trechos desnecessários, o que pode atrapalhar na hora da memorização.

3 - Anotações 


Quando estiver fazendo sua leitura procure fazer anotações que o façam relembrar daquele tema, cada pessoa tem facilidade de memorização de uma forma, então faça como for mais fácil para você, pode ser fazendo anotações com uma cor diferente, desenhando, é essencial que fique mais fácil para você se lembrar de quando estiver revendo determinado assunto.

4 - Praticar


Depois de estudar procure colocar em pratica todos os assuntos vistos, refaça os exercícios, chame um colega e explique o tema para ele isso ajuda memorizar, refaça suas anotações sem consultar livros ou as atividades estudadas, tente perceber qual tema tem mais dificuldade esse é o que merece maior atenção enquanto estuda.

Siga as dicas mencionadas acima, procure não pular nenhuma para ter êxito em seus estudos, para conseguir boas notas é necessário força de vontade, foco e determinação, e disciplina acima de tudo esse é um ponto primordial quando se estuda sozinho e em casa, não se boicote, permaneça firme para alcançar seus objetivos.

E aí, gostou? Preparado para começar os estudos? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário